Há +8 anos, a CD Projekt Red realizou um anúncio ambicioso de um RPG em primeira pessoa, futurista e ambientado em um futuro distópico. Nele, a sociedade é governada por mega-corporações, sendo obrigada a conviver com várias facções criminais. Os seus cidadãos usam (e abusam) de implantes cybernéticos e precisam se virar, para viver em um mundo caótico e sem leis, tendo que lidar com bastante corrupção e violência. Nele, os jogadores poderão customizar o seu personagem e estabelecer a sua filosofia de jogo, através da tomada de decisões na execução de várias missões. Cada um por si…
“Cyberpunk 2077 is an open-world, action-adventure story set in Night City, a megalopolis obsessed with power, glamour, and body modification. Take on the role of V, a mercenary outlaw going after a one-of-a-kind implant that is the key to immortality. Players can customize their character’s cyberware, skillset, playstyle, and explore a vast city where the choices they make shape the story and the world around them.” — by Xbox Wire.
Desde então, milhões de jogadores no mundo inteiro aguardaram ansiosamente pelo lançamento do jogo em questão, este sendo comparado a outros clássicos como The Witcher e Fallout, além de ser candidatado até mesmo ao posto de maior RPG de todos os tempos. E este dia chegou: 10/dez, Cyberpunk passou a estar disponível para as principais plataformas de jogo no mercado: Xbox One, PlayStation 4 e PC. Sim, se eles (os desenvolvedores) se deram ao luxo de atrasar o lançamento do jogo para disponibilizá-lo “assim que ele estiver pronto”, também me dou ao luxo de noticiá-lo com um pouquinho de atraso! 😉
Porém, contrariando as expectativas, o jogo em questão está tendo diversos problemas de performance nos consoles mais antigos, embora rode com boa desenvoltura nos consoles mais novos (mesmo em modo de compatibilidade). Algo até estranho, pois quando foi anunciado (2012), estas plataformas nem sequer estavam disponíveis (pois deveria rodar bem nelas). Em todo o caso, até considero os problemas “aceitáveis”, por se tratar de um jogo bastante ambicioso, no que concerne as suas dimensões e possibilidades (mundo aberto enorme, diálogos com vários NPCs, interações com objetos, riqueza de opções de customização e diferentes modos de jogar). Nada que as atualizações não resolvam…
Enfim: o triste de tudo é saber (através de comentários publicados em diversos fóruns e portais de notícias) como o jogo está sendo (mal)tratado por causa destes defeitos, mesmo sabendo que em geral, todos os jogos recém-lançados apresentam os mesmos tipos de problemas (talvez somente o Dead Read Redemption 2 seja uma exceção). Sério? Depois do lançamento de uma obra de arte incrível como esta, ainda tem gente que adora dar chiliques por causa de probleminhas técnicos que certamente serão resolvidos? Então, porquê não aguardaram um pouquinho, ao invés de comprar o jogo logo no lançamento?
A tecnologia evolui, mas os seres humanos continuam idiotas… &;-D