Especificações de hardware: poderoso ou apenas bom?

Em várias oportunidades, já demonstrei a minha admiração (e paixão) por PCs desktop & notebooks compactos, relativamente poderosos (com ênfase no equilíbrio) e bem projetados, que vão deste o uso geral, passando para o uso em propósitos específicos e por fim, a execução de jogos e outras aplicações pesadas. Na minha opinião, uma boa relação custo vs benefício é fundamental para a tomada de decisão, quanto a compra dos equipamentos e/ou componentes.

Porém, há houve momentos em que considerei seriamente a aquisição de peças para a montagem de um hardware poderoso. Por exemplo, a plataforma de aprendizado VIRL (Cisco Virtual Internet Routing Lab) requer um PC desktop potente para rodar as imagens virtualizadas dos seus sistemas para dispositivos de redes. Embora os requisitos mínimos sejam CPUs quad-core, 8 GB de memória RAM e 100 GB de armazenamento, estas especificações ainda são insuficientes para criar cenários simulados de maior complexidade.

Além disso, existem títulos de jogos que não se encontram disponíveis para a plataforma Xbox, mas apenas para o PC (assim como alguns exclusivos do PlayStation que vão ganhar versões para o PC). Então, mesmo que não seja uma máquina destinada para jogos, dispor um PC desktop poderoso o suficiente seria interessante para a execução destes títulos de forma casual, já que certamente seria acompanhado de uma boa unidade gráfica integrada. Combinado com um modesto monitor e resolução HD, seriam suficientes para executar os jogos de última geração sem exigir muito do hardware em questão.

Por fim, como também trabalho com sistemas operacionais para servidores, a virtualização ganhou um papel de destaque para as especificações técnicas deste novo PC desktop. Por isso, tecnologias de aceleração de hardware, bem como o suporte a plataformas de virtualização, deverão ser consideradas no momento da escolha da CPU, placa-mãe e RAM. Talvez, a unidade gráfica até entre neste contexto, já que estas plataformas já suportam aceleração gráfica 3D e o uso delas (por parte dos sistemas e aplicações virtualizadas).

Optar pela arquitetura x86 (Intel/AMD) ou ARM? Fica para a próxima… &;-D