A partir do momento que a cultura das compras online se consolidou e os consumidores passaram a confiar mais neste sistema, nunca foi tão fácil e acessível, vender produtos para o público geral (seja novo ou usado). E serviços como o Mercado Livre, Enjoei e OLX estão aí, para mostrar o sucesso deste mercado! No entanto, ao anunciar um determinado produto, qual seria o preço ideal a ser estabelecido? Será que vou cobrar caro demais?
Eis, o cenário: quero vender um determinado produto, mas não sei exatamente quanto ele realmente vale ou quanto os interessados desejam pagar. Se eu colocar um valor alto, o item em questão irá ficar parado; mas se eu colocar um preço mais baixo, o meu faturamento será comprometido. Em geral, as pessoas tendem a anunciá-lo por um valor alto e realizar descontos de tempos em tempos, de acordo com a demanda (mas isto não seria algo prático). Eis, uma solução interessante: poderíamos dispor de um sistema que automaticamente realize ajustes no preço, de acordo com as necessidades do vendedor?
Imaginem um sistema que não só permita cadastrar o produto e definir o valor unitário, mas que também possibilite definir uma redução periódica, seja através do tempo, do momento ou da quantidade. Por exemplo, posso estabelecer o valor de R$ 1.500,00 para um console usado e para cada semana, o anúncio irá reduzir o seu valor em 10 reais, até estabilizar em um valor mínimo de R$ 1.250,00. Ele funcionaria como se fosse uma espécie de “leilão invertido”, com a diferença de que o valor irá reduzir (ao invés de aumentar) até o momento em que apareça um comprador interessado para a compra do produto!
O mesmo se daria para aqueles produtos valorizados, com boas vendas ou em estoque baixo: com valores unitários a partir de “X”, o preço iria aumentar gradualmente em 1%, conforme a redução do estoque ou aumento de pedidos, até chegar ao limite de “Y”. Por fim, ainda existem aquelas situações, nos quais sob uma determinada data ou evento, o preço é automaticamente reajustado (seja para mais ou para menos), de acordo com o interesse do anunciante. Ou quem sabe, a possibilidade de programar novos valores para a queima de estoque, quando a quantidade do produto estiver abaixo de um determinada quantidade!
Pessoalmente, quando desejo comprar um determinado produto, salvo o link do anúncio e faço acessos regulares, na esperança de que o anunciante ofereça descontos ou apenas realize uma redução do seu valor para a compra, caso o seu produto esteja há um longo tempo parado. O mesmo se dá para quando estou interessado em vender algo (especialmente os jogos do Xbox), nos quais faço reduções periódicas para ver se consigo atrair mais compradores. Para estes (e outros) cenários, dispor de mecanismos que possibilitem automatizar o ajuste de preços, certamente ajudariam muito na venda destes produtos!
Pois no final do ano, certamente venderei o PC desktop ou o console… &;-D