Apesar de ter já ter comprado um console baseado no sistema operacional Android (e que era dotado de uma CPU x86 ao invés de ARM) e dele não ter entregado uma boa experiência de uso (especialmente devido aos seus 1 GB de memória RAM, 8 GB de armazenamento e pouca disponibilidade de jogos), ainda assim mantenho boas expectativas em relação ao desenvolvimento deste mercado, com hardwares dotados de configurações mais potentes, lojas online com uma infraestrutura mais descente e uma maior disponibilidade de bons jogos…
“Amkette EvoFox GameBox has been launched in India as a budget friendly gaming console. It supports 4K media playback and comes with hundreds of preloaded games. However, it does not support Netflix or Amazon Prime Video (HD) at present. It is powered by a quad core processor and runs on Android 9 Pie. The package includes a wireless controller and an air remote. The company says it is easy to set up and comes with access to Google Play which allows you to download Android TV games onto the onboard storage of the console.”
— by Gadgets 360.
Felizmente, alguns fabricantes (não tão renomados) já começaram a trabalhar neste mercado e um deles é a Amkette, uma fabricante de produtos de tecnologia e multimídia, situada em Nova Deli (Índia). E o Evo Game Box é o seu novo set top box, que além de oferecer as funções multimídia tradicionais para a sua TV, ele vem equipado com todos os recursos de hardware necessários, para rodar jogos feitos para o Android: um SoC baseado no ARM Cortex-A55, uma GPU Mali G31, 4 GB de memória DDR3 e 32 GB de armazenamento eMMC. Sim, um pouco aquém das especificações ideais que escrevi em meu artigo sobre o tema, mas ainda assim, o suficiente para nos fazer suspirar!
Quanto ao design, gostei muito do seu perfil (embora ele se pareça um pouco com uma daquelas impressoras multifuncionais compacta)! Pequeno, bonito, bem delineado, elegante e dotado de cores sóbrias, ele certamente não fará feio em cima das estantes da sala de estar (ou do quarto, dependendo do ambiente em que esteja instalado). E sendo dotado de uma saída HDMI (com suporte para a definição de 4K) e suporte para webcam USB, poderemos também utilizar os serviços de webconferência disponíveis, como o Google Duo/Meet, Skype e Zoomm entre outros. Segundo a página oficial do produto, até o suporte ao teclado e mouse é garantido, para que possamos obter maior produtividade!
Por fim, também gostei dos seus acessórios: o controle remoto e o joystick! Enquanto que o primeiro é dotado de um visual mais moderno e ergonômico, o segundo dispõem de uma mistura dos clássicos designs utilizado pela Microsoft e Sony, para os joysticks dos seus consoles, embora provavelmente (por questões de custo) não teremos algumas funções avançadas, como o sistema de vibração, uma superficie touch e gatilhos adaptáveis. Bem, como até o presente momento nenhum destes recursos me fez falta (e acredito que não deva ser muito diferente com os demais jogadores), então acredito que o este joystick está “de bom tamanho” para o dispositivo em questão.
Agora, só falta os demais fabricantes seguirem o mesmo caminho… &;-D