Brincadeiras à parte, acredito que todos já devem saber o que são cookies! Não? Pois bem: cookies são pequenos arquivos criados por determinados sites, os quais acessamos através da navegação web e salvos na máquina local. Eles têm a função de armazenar dados referentes as sessões dos usuário, como contas & senhas, parâmetros de configuração, páginas previamente acessadas, itens de compras, etc. Então, toda a vez que o usuário retorna para aquele determinado site, estas informações são resgatadas através dos cookies, para que o site em questão possa se “lembrar” das preferências do usuário…
“The Federated Learning of Cohorts (FLoC) is an algorithm that essentially sorts people into groups of thousands of other people with similar browsing habits. Using machine learning algorithms, a person’s browser puts the user into a group, so all data is kept local to the machine. However, advertisers can still serve personalized ads without issue. The goal here is to keep people in large enough groups that anyone cannot be identified, even with IP associations and other data.”
— by Hot Hardware.
O problema é que, apesar da evolução dos navegadores web e do estabelecimento de melhores práticas para o uso desta tecnologia, os cookies podem se tornar uma dor de cabeça enorme no que concerne a privacidade, já que estas informações podem ser armazenadas sem critérios e/ou mecanismos de segurança adequados, tornando-se uma excelente fonte de vazamento de dados. Por isto, há tempos o Google planeja encerrar o suporte para cookies de terceiros e substituir esta tecnologia por um outro mecanismo, intitulado FLoC: Federated Learning of Cohorts. Novamente, não confundam com flocos de aveia! 😉
O FLoC é um algoritmo que tem como objetivo, classificar as pessoas em grupos de milhares de outras, com hábitos de navegação semelhantes, através do uso de tecnologias de aprendizado de máquina. Assim, o usuário é classificado pelo próprio navegador web e fará parte de um perfil bem definido (baseado em seus hábitos e preferências), de forma que impossibilite a sua identificação e permita que ações específicas que se adequem aos interesses destes usuários, com base nos hábitos e preferências em comum a todos eles (por exemplo, o anúncio de ofertas de anúncios personalizados).
Sendo o Google uma das maiores empresas de publicidade na Internet, muitos temem de que a implantação desta tecnologia seja algo comparado a “colocar raposas para tomar conta de ovelhas” e assim, acabe prejudicando a concorrência, por ditar os rumos da nova tecnologia. Bem, se a proposta do FLoC for aprovada, o ideal é que seja estabelecida uma fundação neutra e sem fins lucrativos, que permita a afiliação de todas as empresas de publicidade interessada e a partir dela, o processo de desenvolvimento seja direcionado para o bem comum. Se o Google aceitar (ou não)…
Ainda assim, não deixa de ser recomendável trocar biscoitos por flocos de aveia no café da manhã. A sua saúde agradece! &;-D