Dependendo das necessidades (e do design) da infraestrutura de rede (mais precisamente, do sistema de cabeamento estruturado), muitas vezes precisamos apenas de um concentrador compacto e funcional, para prover conexões com as estações e outros dispositivos finais (impressoras e telefones IP). Por isto, temos modelos específicos de switches designados para prover estas conexões, embora estes dispositivos sejam básicos e simplórios na maioria dos casos…
“In the world of networking, micro switches are small Ethernet switches with 4 to 6 ports downlinks and 2 SFP or copper uplinks. These come in small form factors that can be discretely mounted right near the endpoints that connect to them, such as a cable duct or on a desktop. Micro switches are commonly used in Fiber-to-the-office (FTTO) network architectures, and allow for a simpler, more flexible environment.”
— by Cisco Blog.
Felizmente, a Cisco inova ao trazer mini-switches dotados da maioria dos recursos tecnológicos encontrados em switches tradicionais! A série Catalyst Micro dispõem de dispositivos compactos que variam de 4 a 6 portas gigabits para conexões de downlink e cabeamento de cobre, além de 2 portas SFP para conexões de uplink e cabeamento de fibra óptica. Além disso, teremos também o suporte para tecnologias importantes, como o PoE+ (Power over Ethernet), autenticação de portas 802.1x, IPv4 FHS (First Hop Security), segmentação baseada em políticas (e automatizada com SDA) entre outros, todos acessíveis e configuráveis através da linha de comando ou do Cisco DNA Center.
Curiosidade: seria possível adotá-los para o uso em treinamentos oficiais, em substituição aos switches tradicionais? Como instrutor Cisco, dispor destes equipamentos (mais especificamente a versão de 6 portas) seria muito interessante para o uso em laboratórios de atividades práticas, pois o tamanho diminuto tornaria o seu manuseio bem mais fácil e agradável, sem contar a possibilidade deles serem bem mais em conta para a aquisição. Por fim, o rack que irá acomodá-los também seria bem mais leve e compacto, além de consumirem menos energia. Ou estou enganado?
Talvez, a virtualização seja a solução ideal! &;-D