Se existe um software que ganhou a minha admiração (e devoção), este é o Packet Tracer! Ele é um simulador de redes desenvolvido pela Cisco para ser utilizado em treinamentos, com o objetivo de simular infraestruturas de redes, possilitando a conexão virtual de dispositivos e a utilização da linha de comando, para a realização de ajustes e configurações gerais. Através dele, os estudantes poderão analisar o funcionamento da rede “por detrás dos bastidores”, praticar os comandos através do terminal e realizar práticas de diagnósticos e correções de erros, tal como aconteceria no mundo real…
“What’s New in Packet Tracer 8.0? – Enhanced Physical Mode brings the lab to you virtually! New Rack & Stack and cabling features, plus rear view of network devices. – Network Controller gives you a centralized network management solution, with an online web dashboard to monitor, manage, and configure devices across your network. Introduce your students to technology they wouldn’t normally find in the physical classroom.”
— by Cisco Network Academy.
Eis, o novo Packet Tracer 8.0! Dentre as novidades em relação ao software, duas se destacam e uma delas é descrita como modo físico avançado, o qual possibilitará aos estudantes realizar a montagem e a conexão dos dispositivos em um rack virtual, trazendo mais realismo para as atividades práticas de laboratório. A outra é a introdução de um novo controlador de redes (similar aos controladores SDN existentes no mundo real), permitindo realizar práticas de abordagem de gerenciamento de rede centralizada (SDN), através do uso de controladores de redes (APIC-EM) e de interfaces gráficas baseadas em WEB (Cisco DNA Center).
As melhorias também acabam refletindo no atual curso CCNA, o qual foi atualizado para a versão 7.02 e que recebeu diversas melhorias para usar os novos recursos do PT 8.0. As atividades de laboratório previstas pelo curso foram atualizadas e agora, oferecem a opção de praticar com o modo físico avançado ou equipamento de laboratório, se disponível. Sou usuário do Packet Tracer desde as versões 5.x, além de ter iniciado os estudos ainda na época do CCNAv4 e por isso, posso falar com toda a convicção: uma ferramenta atualizada gera um belo impacto no processo de aprendizagem! A série 6.x se notabilizou pelo suporte a novas tecnologias e recursos; já a série 7.x se tornou especial ao possibilitar a utilização de access-points & controladores; por fim, já sabemos o que nos reserva a nova série 8.x…
Nestes tempos de pandemia e isolamento social, muitos cursos passaram a ser oferecidos à distância em diversas instituições de ensino e o próprio SENAC Rio (na qual faço parte do quadro de instrutores) também oferecerá em breve, o treinamento para a Formação Cisco CCNA, voltados para “pessoas que desejam desenvolver as competências profissionais necessárias para administração e gerenciamento de redes baseada no conteúdo oficial da versão 7 do CCNA”. Nem é preciso dizer que recomendo o curso! Quem sabe, nos esbarramos por lá… 😉
E o melhor de tudo: funcionando redondinho no meu Debian Linux! &;-D