Windows 7: e lá se vão 10 anos…

Ao meu ver, o Windows 7 é o melhor sistema operacional da Microsoft de todos os tempos! Bonito, versátil e funcional, o sistema amadureceu bastante durante os últimos anos e se tornou uma plataforma sólida e completa. Obviamente, as versões posteriores trarão melhorias se comparados a esta plataforma, mas se fizerem uma análise mais aprofundada, irão se dar conta de que praticamente nenhuma das novidades apresentadas são inovadoras ou insubstituíveis…

Tudo começou com o “terrível” Windows Vista, considerado o pior dos sistemas operacionais lançado pela Microsoft depois do Windows ME (este é imbatível). Dada as suas ineficiências (inicialização lenta, alto consumo de CPU e RAM, UAC irritante, etc.), o Windows 7 estreou com uma idéia básica de corrigir as deficiências do Windows Vista e entregar um sistema operacional bem mais polido e funcional. E deu certo! Além do mais, o Windows XP se encontrava a 8 anos no mercado e a necessidade de um novo sistema operacional era maior.

O Windows 7 não só entregou uma performance melhor em comparação ao Windows Vista em vista das suas otimizações, como também veio em um momento mais oportuno, graças a massificação dos processadores multi-nucleares e a chegada de arquiteturas mais eficientes (a Intel inaugurou as CPUs Core ainda em 2009 e a AMD acabava de inaugurar a arquitetura Barcelona). E embora o Windows XP reinasse por um bom tempo, aos poucos ia cedendo lugar para o Windows 7!

E lá se vão 10 anos! Com a chegada do Windows 10 e a grande mudança na forma de licenciamento, faturamento e atualizações, aos poucos ele vai se consolidando com o sistema operacional reinante entre os PCs desktops, deixando de lado o bom e velho Windows 7 (mesmo apesar de ter sido lançado o Windows 8/8.1 neste meio período e mais uma vez, se tornado um grande fiasco). Mas diferente do Windows XP (que se mostrava defasado), o Windows 7 ainda é um sistema atual e moderno!

A não ser que se passem mais 10 anos… &;-D