Apesar de muitos jogadores e aficcionados por videogames terem uma obsessão pela taxa de atualização de 60 quadros por segundo (60 FPS), pessoalmente me sinto muito confortável com o valor padrão de 30 FPS, que por sua vez é o mínimo necessário para manter a fluidez das imagens e assim, poder curtir a beleza gráfica proporcionada pelo jogo. Vou mais além: prefiro 30 ao invés de 60 FPS, pois além de exigir menos do equipamento, posso usar o poder computacional extra para ajustar todos os efeitos e recursos em modo high ou ultra…
“Xbox Series X and S owners will get one more thing to brag about soon. Microsoft seems committed to ensuring that older titles run great on their shiny new consoles. To that end, the company is introducing FPS Boost, a feature that can increase performance dramatically for older titles, sometimes up to quadruple the original frame rate.”
— by TechSpot.
Desde que a Microsoft anunciou o seu serviço de retrocompatibilidade nos consoles, muitos jogos antigos não só estão sendo executados nos novos consoles, como também estão recebendo otimizações visuais para melhorar o seu visual, como o aumento da resolução, a exibição detalhada de texturas e o suporte ao contraste dinâmico (HDR). Note que estas melhorias somente estarão disponíveis para os usuários do console Xbox One X, já que a versão S não possui potência suficiente para ligar com a carga de processamento exigida (embora também ofereceça suporte a retrocompatibilidade).
Para os novos consoles da nova geração, a Microsoft disponibilizará o modo FPS Boost, o qual será capaz de duplicar (ou até mesmo quadruplicar) a taxa de quadros dos jogos suportados pelo seu serviço de retrocompatibilidade. Títulos que antes eram limitados a 30 FPS, agora poderão rodar a 60 FPS, entregando uma maior fluidez na imagem e melhorias no seu tempo de resposta (algo bastante apreciado em jogos de tiros e/ou jogos multiplayer). Dentre alguns títulos já suportados, estão: Sniper Elite 4, UFC 4, Far Cry 4, Watch Dogs 2 e New Super Lucky’s Tale, sendo este último a 120 FPS.
Um detalhe interessante está no fato de que um jogo otimizado para 30 ou 60 FPS, não significa que irá executar nesta taxa de forma fixa. Em geral, para cenas mais movimentadas e/ou com muitos elementos, esta taxa tende a cair e por isto, alguns desenvolvedores optam por utilizar técnicas como a resolução dinâmica, reduzindo a definição de forma automática, para manter a taxa de FPS em valores estáveis, já que em cenas bastante movimentadas, a tendência é que o jogador não se dê conta dos serrilhados nas bordas dos elementos que a compõem. Assim, a perda da definição acaba se passando por “desapercebida”.
Por isso, é que não me empolgo muito com estas novas “tecnologias”… &;-D