Diferente dos demais fabricantes do mercado, a Apple é bem restritiva, no que concerne a disponibilidade de slots e conexões nos seus produtos. O principal motivo pelo qual isto se dá (segundo os engenheiros) está relacionado a qustões de design dos portáteis, já que não dá para produzir equipamentos finos e elegantes, com os slots e conexões que conhecemos…
“A new rumor is going around that suggests Apple is gearing up to launch new MacBook Pro models that feature additional outputs later this year. One of the complaints that many MacBook fans have about Apple’s high-end notebooks are the lack of connectivity options. Ports standard on any other computer brand require Apple users to buy expensive Apple accessories like docking stations or dongles.”
— by SlashGear.
Mas pelo visto, a realidade será diferente, para os próximos modelos de MacBooks Pro que chegarão ao mercado: existem boatos de que a Apple pretende ampliar as opções de conectividade externa para os seus equipamntos, dotando-os de conexões de vídeo para HDMI e slots para a utilização de cartões SDs, além das tradicionais portas USBs, Thuderbolds e conexões DisplayPort. Assim, não será mais necessária a aquisição de docks e dongles para ampliar o leque de conexões, os quais não só pesam nos bolsos dos seus usuários, como também trazem o desconforto de ter um acessório a mais para carregar.
Obviamente, em vista destas mudanças, os novos MacBooks Pro também terão mudanças significativas no seu design, além de ajustes nas especificações técnicas destes produtos. Entre as mudanças, estão o retorno do conector MagSafe (dotado de um cabo de alimentação separável), a exclusão da Touch Bar e um novo design com bordas planas. Estas mudanças tem como objetivo, atender as necessidades dos fotógrafos e criadores de vídeo profissionais, os quais precisam do suporte a conexão HDMI e cartões SD. Além destes, muitos fãs detestaram a Touch Bar e a sua remoção certamente não fará falta.
Em tempo: as conexões wireless não atenderiam as necessidades destes usuários? Muitas câmeras e máquinas fotográficas já oferecem recursos de transferência de conteúdos, baseados na utilização desta tecnologia de transmissão, bem como as TVs e monitores mais sofisticadas já suportam padrões como o Intel Wireless Display ou o Miracast. Inclusive, a Apple oferece o seu padrão equivalente AirPlay, o qual também poderia atender aos seus propósitos, se ela o tornasse aberto para terceiros implementarem em seus produtos. Mas como esta palavra não está nos vocabulários da Apple…
Bem, como não vou comprar MACs de qualquer forma… &;-D