Segundo a AMD, 8 GB de memória VRAM para as VGAs não serão suficientes…

… para atender aos requisitos dos jogos modernos para serem executados em definição 1440p (também conhecida como Quad-HD ou apenas QHD). Será? Em parte, até concordo com a declaração em questão, já que não só teremos que lidar com texturas de alta-definição para estas resoluções, como também o suporte necessário para a tão badalada tecnologia Ray Tracing. Porém, alguns aspectos ela (aparentemente) ignora, como a força dos novos consoles…

“The gaming landscape is changing, and AMD believes that gamers will need graphics cards with more VRAM if they want their systems to last. With their newly announced Radeon RX 6700 XT, AMD’s offering gamers 12GB of video memory, 50% more memory than their last-generation RX 5700 XT graphics card. While competing graphics cards like Nvidia’s RTX 3060 Ti and RTX 3070 are great graphics cards at 1440p, AMD believes that future games will start to struggle at Ultra settings as their 8GB frame buffers fill up with data. The Radeon RX 6700 XT feature 12GB of VRAM to give gamers ‘peace of mind when you click that Ultra Preset’, claims AMD’s Scott Herkelman.”

— by Overclock 3D.

Por isso, a AMD estará disponibilizando as suas novas placas com pelo menos 12 GB de memória VRAM, como a Radeon 6700XT (designada para o usuário médio/avançado), o que corresponde a +50% em comparação a placa da geração anterior. Na visão do CEO Scott Herkelman, os futuros jogos certamente irão utilizar todos os 8 GB de memória VRAM das placas atuais, trazendo problemas de desempenho para a habilitação de efeitos visuais em modo ultra. Por isso, o acréscimo de 4 GB de memória VRAM dará aos usuários maior tranquilidade e vida útil do seu sistema, quando estes futuros jogos chegarem ao mercado.

O problema é que a AMD ignorou totalmente as plataformas de consoles, as quais possuem “apenas” 16 GB de RAM compartilhada, para entregar imagens de alta qualidade na definição 4K (que em tese, requer mais memória do qua a definição QHD). Eis então, três possibilidades: os novos consoles se tornarem rapidamente obsoletos, já que não poderão rodar os futuros jogos em 4K, ou os jogos terem a sua evolução “travada”, já que precisarão ser concebidos com o suporte para o hardware dos consoles. E a mais provável: rodarem em resoluções mais baixas e se valerem de mecanismos para gerar imagens em 4K, como as técnicas de interpolação de imagem e resolução dinâmica.

A meu ver, os consoles deveriam vir com pelo menos 20 GB de RAM. No caso da plataforma Xbox Series (que utiliza 2 barramentos distintos), o modelo X deveria utilizar um arranjo de 16+4 GB, ao passo que o modelo S, teria um arranjo mais modesto de 8+4 GB. Obviamente, os 4 GB de RAM adicionais utilizaria o barramento mais lento e seria dedicado para o sistema e seus recursos, deixando o barramento mais veloz para atender aos requisitos dos jogos (que por sua vez, rodariam em 4K e Full-HD, respectivamente). Pois podem apostar: não ficarei muito surpreso ao saber que muitos desenvolvedores tiveram dificuldades de otimizar os seus títulos para estas plataformas.

Só espero que 4 GB de VRAM ainda dê conta para 720p… &;-D