Lá por volta de 2002, quando as distribuições Linux e as suas interfaces gráficas, ganharam maturidade suficiente para desafiar o Windows XP, um dos maiores inconvenientes estava no suporte ao hardware: muitas vezes, éramos obrigados a optar por hardwares mais antigos, os quais tinham maiores chances de serem suportados, graças aos drivers livres criados pela comunidade de desenvolvedores do Software Livre. Mas desde então, com o crescimento e a popularização do sistema, este problema não só foi contornado, como também passou a ser um importante aspecto, no qual as distribuições Linux passaram a levar algumas vantagens, em comparação ao tradicional Windows…
“Intel Ethernet driver ‘e1000e’ has received initial support from Lunar Lake. This is exactly the same patch that was added to the driver for Meteor Lake, back in August. The e1000e is a wired network driver for Intel Gigabit NIC for Linux or virtual systems. It has been frequently updated for each release. Interestingly enough, no patches for Rocket Lake were ever submitted. There were however patches for Comet Lake and Tiger Lake, which have already been released last April and September respectively.”
— by VideoCardz.
Nos dias de hoje, é bem mais tranquilo instalar as distribuições atuais em hardwares novos, como também nos equipamentos mais antigos: além dos drivers já se encontrarem previamente integrados ao sistema, não há a necessidade de ter que baixá-los posteriormente e ainda, descobrir que a sua plataforma não é suportada pelo dispositivo em questão, tal como acontece com o Windows. Inclusive, muitos fabricantes já trabalham no suporte ao hardware antes mesmo de comercializá-lo, algo inimaginável há alguns anos em que nem sequer a documentação técnica era fornecida, para terceiros desenvolverem drivers!
No caso da Intel, ela recentemente lançou atualizações para o driver de rede e1000e, com o objetivo de prover suporte para a futura arquitetura de processadores Luna Lake. Isto mesmo: estamos falando da 14a. geração de CPUs, que está programada para vir somente a partir de 2024! E se já não bastasse a ação antecipada da Intel, ela também já havia feito uma outra atualização para o mesmo driver há um tempo, porém voltada para a 13a. arquitetura Meteor Lake, que por sua vez irá chegar um ano antes. Inclusive, somente no final do mês é que a 11a. arquitetura Rocket Laker chegará oficialmente ao mercado.
Este é o principal motivo pelo qual abandonei a plataforma AMD e passei a adotar a Intel, pois tive maravilhosas experiências com os seus IGPs. Apesar de oferecerem pouca potência gráfica, ainda assim davam conta das minhas necessidades básicas e, uma vez instaladas as distribuições, elas rodavam com perfeição (até o Compiz funcionava). Nos tempos em que era usuário da AMD, já havia utilizado tanto o IGP da Via, quanto placas gráficas dedicadas da ATI e nVidia, sendo obrigado a realizar algumas intervenções manuais para instalar os drivers proprietários destas placas, bem como sendo obrigado a se contentar com os drivers VESA, quando estas não funcionavam.
Em tempo: tentem instalar o Windows 10 em um PC antigo (+10 anos)… &;-D