De um lado temos o VMware, o maior fornecedor de soluções e serviço para virtualização e computação em nuvens. De outro temos a nVidia, a maior fabricante de GPUs do mercado, além de oferecer soluções para a construção de super-computadores, processamento paralelo e inteligência artifical. E ambas se direcionam para apresentar soluções com o foco em aplicações que fazem o uso de suas tecnologias. Então, o que poderíamos esperar destas empresas?
“VMware and Nvidia have expanded their alliance to support Nvidia GPU-based applications on VMware’s new vSphere 7 Update 2. The upgraded version of vSphere 7 will support the new Nvidia AI Enterprise offering, a suite of enterprise-grade AI tools and frameworks that enables GPU-accelerated applications to run in VMware virtual machines and containers.”
— by Network World.
Parceria, eis a palavra-chave! Elas estão expandindo uma aliança para oferecer suporte para as aplicações que fazem o uso das GPUs da nVidia, nas máquinas virtuais hospedadas pelas soluções do VMware. A partir do vSphere 7 U2, o VMware adicionará suporte para a GPU Tensor Core da nVidia em múltiplas instâncias, possibilitando a utilização de um único núcleo A100 a ser compartilhado por vários usuários, tal como acontece tradicionalmente com as CPUs de sistemas hospedeiros. De quebra, eles também terão acesso a um conjunto de ferramentas e frameworks, que possibilitarão a utilização desta GPU, no que concerne a Inteligência Artificial.
Até então, a execução de aplicações com suporte para IA não era praticável em plataformas virtualizadas, devido as exigências de alto desempenho que só eram possíveis de serem atendidas em servidores bare-metal, já que o hardware em uso não terá um hypervisor como intermediário, além de estar totalmente dedicado para o uso das aplicações em questão. Graças ao AI Enterprise, o desempenho das VMs será bem próximo ao das máquinas reais, em virtude de uma série de otimizações feitas nesta solução, por parte da nVidia.
Um denominador comum nesta parceria é o Linux: enquanto que o VMware utiliza um sistema operacional baseado neste kernel para o hypervisor e possui uma boa relação com a comunidade de desenvolvedores (ao menos, em todos estes anos não me lembro de críticas a respeito), a nVidia há tempos não possui uma relação lá muito amigável com esta mesma comunidade (o próprio Torvalds já fez duras críticas a respeito da empresa, no que concerne ao suporte a seus produtos). E irônicamente, a nVidia atualmente faz parte do grupo de empresas que são membros da Linux Foundation (selo Silver), ao passo que o VMware nem sequer consta na lista.
Enquanto isso, a Microsoft integra cada vez mais o kernel Linux no Windows, através do WSL (Windows Subsystem for Windows)… &;-D