Antes tarde do que nunca: disponível a atualização 1.2 para o CyberPunk!

Após inúmeras críticas em relação a performance e desempenho do jogo de RPG CyberPunk, eis que surge uma luz no fim do túnel: a atualização 1.2! Diferente da atualização anterior (1.1, jan/2021), que foi lançada às pressas para sanar os problemas mais graves do jogo (e mesmo assim, ainda deixou a desejar), a nova atualização traz uma lista de mudanças muito maior…

“Patch 1.2 for Cyberpunk 2077 is coming to PC, consoles, and Stadia soon! Here’s a list of the most notable changes coming in this update. Please note that the issues listed below did not affect all players.”

— by CyberPunk.net.

São tantas, que elas foram organizadas em categorias: jogabilidade, voltadas a aspectos relacionadas a mecânica de jogo, interação com o personagem, cálculos de física e outros problemas menores; missões, as quais corrigem inúmeros defeitos relacionados ao design e progressão das missões, bem como a interação com os NPCs e o sistema de diálogos; mundo aberto, referentes ao mapa do jogo e consequentemente, acabam interferindo direta ou indiretamente em outros aspectos, como nas missões e na jogabilidade; cinematográfica, que apesar de serem inúmeras, se referem essencialmente nas cut-scenes; e UI, voltadas para melhorias e correções de problemas relacionados a interface de usuário. Além destas, tivemos também outras de “menor expressão”: ambientes e níveis; gráficos, áudio e animações; estabilidade e performance; específicas para PCs, consoles e Stadia e por fim, diversas.

No geral são tantas, que não vou me dar o trabalho de descrevê-las ou ainda, relacionar aquelas que considero as mais importantes; porém, merecem alguns comentários especiais sobre determinados aspectos, não observados até então. Um grande número de correções distribuídas em várias categorias (embora a maioria esteja relacionada a missões), se fazem notar pela impossibilidade de progressão do personagem. Em termos técnicos, nem sequer podemos dizer que são bugs ou falhas de código, mas simplesmente erros de design relacionados as missões e a cadeia de eventos que, acabam interagindo com outras missões, como a destruição de objetos, o bloqueio de passagens, o gatilho de eventos, a interações com NPCs e por aí vai.

Se por um lado, isto não só demonstra falhas grotescas, como também a falta de polimento do jogo, por outro, também deixa claro que uma vez estes problemas forem corrigidos, o jogo apresentará um sistema de missões não lineares, com eventos aleartórios e tarefas extras, interligados de uma maneira tão complexa e sofisticada, que muito provavelmente irá nos render muitas horas de diversão, sem nos deixar entendiado com missões lineares e repetitivas! A CD Projekt Red já havia se destacado pelo excelente pacote de missões do jogo The Witcher 3 e por isso, certamente não poderemos esperar por menos para o seu novo jogo. Uma simples análise no perfil dos ajustes e correções feitos, já nos permite prever isto!

Por isso é que continuo ainda mais empolgado com o CyberPunk! Mas tal como já aconteceu com No Man Sky e Fallout 76 (bons jogos que tiveram lançamentos ruins, mas que melhoraram muito posteriormente), prefiro aguardar por um bom tempo… &;-D