Um bom gabinete para PCs desktops que se preze, deve contemplar um bom projeto de refrigeração interna. ele deverá puxar o ar fresco a partir da parte frontal/inferior, fazê-lo circular por todos os componentes e por fim, o ar quente resultante do processo deverá ser expulso, em geral através das duas ventoínhas situadas na parte trazeira do equipamento. Em caso de PCs designados para jogos, a situação se complica ainda mais, já que teremos que levar em consideração outros componente “da pesada”: a placa de vídeo…
“Minisforum is known for its ultra-compact form-factor (UCFF), highly integrated PCs primarily designed for offices or living rooms. Apparently, the company does not want to stop there. This week, it introduced a rather extraordinary product for itself. Not only is the Minisforum GameMini an attempt at cracking our best gaming PCs list, but it’s also an open-case gaming PC aimed at enthusiasts.”
— by Tom’s Hardware.
Porém, a Minisforum decidiu inovar neste segmento, ao lançar um novo PC Gamer dotado de um gabinete totalmente aberto! Além dele ser relativamente compacto e não dispor da carcaça externa e sua tampa lateral, o Open Air Mini Gaming é baseado em um chassi que possibilita a instalação da placa-mãe e da placa de víeo de forma vertical e em lados opostos, ao mesmo tempo em que a fonte é instalada na parte inferior do sistema. Este por sua vez, dispõe de uma CPU AMD Ryzen 5 5600X, uma placa de vídeo AMD Radeon RX 6700 XT, 32 GB de memória RAM DDR4-3200 e uma unidade SSD M.2 de 1 TB Kingston KC2500. A fonta de alimentação é uma SilverStone’s SX650-G. Por fim, o PC Gamer é sustentado por uma placa-mãe Aorus B550i Pro, que por sua vez provê conexões Gibabit Ethernet, Wi-Fi 5 e Bluetooth 5.1, além das portas USB tradicionais. Como o projeto e a produção do equipamento é financiado através de plataformas de crowdfunding, ainda não temos uma data de lançamento definida.
Confesso que estou com “o pé atrás” em relação a esta solução. Ao contrário do que muitos pensam, um gabinete fechado oferece uma estrutura que permite um maior fluxo de ar para a refrigeração de todos os componentes internos (mesmo para aqueles que não possuem ventilação, como os circuitos da placa-mãe, as memórias RAM e as unidades de armazenamento), além de promover uma melhor proteção contra agentes externos. Mas infelizmente, muitos usuários resolvem tirar a tampa lateral do gabinete em dias de calor, para amenizar a temperatura. Porém, eles se dão conta de que esta ação não produz resultados satifatórios (na maioria dos casos) e por isso, optam por colocar um ventilador soprando diretamente na parte interna, o que resolve o problema de imediato. Mas à médio e longo prazo, este sistema acaba gerando muito acúmulo de poeiras e detritos dentro do gabinete, o que traz resultados desastrosos, como mais calor, mal contato, instabilidades, curtos-circuitos e por fim, defeitos eletrônicos para os componentes internos.
Apesar de tudo, gostei da solução. Ainda assim, não compraria… &;-D