Sou flamenguista e, apesar de ser sadio (diferente dos demais torcedores fanáticos da minha categoria), acompanho as notícias e eventos relacionados ao meu clube do coração. E uma das coisas que mais me deixam chateado são as críticas feitas a gestão do ex-presidente Eduardo Bandeira de Melo: ao meu ver, ele foi (até o presente momento) o maior presidente de todos os tempos!
Questionado pelas contratações de jogadores contestáveis e a falta de títulos importantes em seus dois mandatos (ganhou apenas uma única Copa do Brasil “por acaso”), o “Mestre dos Magos” foi durante questionado tanto pelos dirigentes, quanto pelos torcedores mais fanáticos do clube. No entanto, muitos se esquecem de que ao assumir o clube em 2012, o Flamengo estava praticamente falido!
Dívidas na casa dos 750 milhões, falta de infraestrutura geral, acúmulo de vários processos trabalhistas, descrédito no cenário nacional e internacional e candidado a rebaixamento todos os anos, o Flamengo tinha um futuro sombrio pela frente (se é que podemos chamar de futuro). Mas ao assumir a presidência do “Mais Querido”, o Eduardo iniciou todo um processo de reestruturação…
Nas finanças, a sua equipe realizou uma auditoria, sanou as dívidas antigas, resolveu processos trabalhistas e dispensou treinadores e atletas com altos salários; na infraestrutura, construiu 2 excelentes centros de treinamento; por fim, na montagem do elenco, adotou uma linha de contratação pontual, na qual eram trazidos apenas jogadores que se encaixavam no orçamento do clube.
E deu certo! Durante estes 6 anos, o Flamengo passou de “time da chacota” a forte candidato a títulos. No seu segundo mandato, definiu o estilo de jogo e passou a realizar contratações de alto nível. Assim, se tornou presença constante nas primeiras colocações do campeonato nacional e nas classificações para a Libertadores. Mas infelizmente, não obteve títulos de grande expressão.
Só espero que a nova direção não bagunce tudo de novo… &;-D