Se existe um jogo especial para mim, este é o Quake! O jogo de tiro foi desenvolvido pelos John’s Carmack e Romero (fundadores da ID Software) e se tornou cultuado no mundo inteiro, por seguir a fórmula de sucesso de outro grande antecessor: DOOM! Na época, a computação gráfica ainda estava engatinhando e as placas aceleradoras de vídeo (tal como eram conhecidas) não eram tão populares, como nos dias de hoje. Mesmo assim, Quake impressionou o mundo inteiro pela sua excelente jogabilidade e ambientação 3D “de verdade”…
“Like Doom, Quake has had a transformative effect on the games industry. It had major breakthroughs like a fully-fledged console command environment, TCP/IP multiplayer, its own scripting language that id actually released to fans and a much more advanced control scheme with techniques like strafe jumping. The gory atmosphere was gritty and brutal, and the industrial Nine Inch Nails soundtrack really added a visceral flavor to everything.”
— by TweakDown.
25 anos se passaram e apesar de tudo, o amado FPS ainda continua sendo lembrado com carinho e nostalgia, pelos seus fãs e admiradores! Segundo Romero, ele ofereceu várias inovações importantes para a época, como um cenário totalmente mapeado em 3D e texturizado, opções de modos de jogo em multiplayer, configurações personalizadas para teclado e mouse, suporte a linguagem de script e por fim, uma ambientação incrível e imersiva, tornando a experiência de explorar muito gratificante! Obviamente (segundo o seu criador), Quake definitivamente não foi um jogo “fácil de fazer”!
Para comemorar a data, a Bethesda (dona da ID Software) está montando um mostruário especial sobre os desenvolvedores originais do Quake, além de recriar mapas icônicos como o DM6: The Dark Zone na arena multiplayer de Quake Champions, com direito ao design “pixelado” e algumas das antigas armas que fizeram bastante sucesso no jogo original. Lembro-me também que ela oferecia uma cópia gratuita do jogo original, bastando apenas os jogadores instalarem o Launcher da Bethesda e criar uma conta no serviço em questão (só dêem uma conferida nesta informação, pois não sei dizer se a promoção já expirou).
Quake certamente foi a IP que mais joguei na minha vida, pois além do jogo original, também apreciei muito as suas expansões oficiais (Scourge of Armagon e Dissolution of Eternity). Tempos depois, curti também vários portes criados pelas comunidades (especialmente o DarkPlaces), bem como os conteúdos extras disponibilizados por elas (Mod DB). Por fim, a MachineGames (uma das empresas da Bethesda) chegou a lançar uma terceira expansão intitulada Dimension of the Past, em homenagem aos 20 anos do lançamento de Quake. Isto, sem falar dos jogos posteriores, como também os demais títulos baseados na sua engine!
Talvez um dia, ele seja superado por Fallout e suas edições… &;-D