Em busca do CCNP Enterprise

Em 2016, passei praticamente o ano inteiro estudando para tirar a certificação CCNP Routing & Switching. No entanto, após um bate-papo com colegas da profissão e alguns estudos em relação ao mercado, acabei sendo “convencido” de que seria bem mais proveitoso tirar as certificações CCNA Wireless e Security, pois estas duas (juntamente com a já conquistada CCNA Routing & Switching), me garantiriam um interessante conjunto de habilidades e competências…

Infelizmente (se é que posso dizer desta forma) em junho de 2019, a Cisco renovou o seu portfólio de certificações e “eliminou” estas 3 certificações CCNA, substituindo-as por uma única CCNA “genérica”: a 200-301! E para a minha felicidade (pois de fato, já estava considerando esta possibilidade), partes básicas do conteúdo das CCNAs Wireless e Security foram inclusas no novo CCNA! Assim, o novo CCNA voltará a ser uma certificação básica e boa parte do conteúdo do antigo CCNA R&S foi migrado para o CCNP Enterprise.

Naturalmente, em vista dos estudos adiantados para as antigas certificações Wireless e Security, praticamente já domino 95% do conteúdo do novo CCNA (faltando apenas realizar alguns estudos na parte de automação e provisionamento). E de quebra, também algumas bases do CCNP Enterprise (mais específicamente as certificações ENCOR (núcleo) e ENARSI (especialização)). Em suma: em 2020, voltarei a estudar para tirar a certificação CCNP!

Por ora, vou me preocupar apenas com a ENCOR (pois com a obtenção dela, também irei renovar a minha antiga CCNA, matando 2 coelhos com uma cajadada só). E ainda no mesmo ano, já iniciarei os estudos para a ENARSI e se as coisas ocorrerem tudo bem, vou considerar as demais certificações de especialização (provavelmente lá para 2021). Pois além do próprio CCNA, ainda tenho que renovar a CompTIA A+ que também expira no mesmo ano.

E ainda falta a Furukawa FPC Master… &;-D