Tenho um nettop que atualmente, utiliza um SoC baseado na plataforma Atom (Celeron J1900) e possui apenas 4 GB de memória RAM. Embora estas sejam especificações técnicas bem modestas para os padrões atuais (ele já possui 6 anos), o equipamento funciona muito bem, graças ao uso básico que faço com ele (navegação WEB e edição de documentos de escritório) e a adoção de uma distribuição Linux leve e estável (Debian)…
“At the Hot Chips 33 conference this year, Samsung revealed the designs for its upcoming DDR5 memory modules. And boy is the company going large. At least, in terms of capacity. Right now, us laymen are stuck with 64GB, or 128GB RAM sticks at a stretch, but that looks set to change (via Computer Base). Today, high-powered, server-bound CPUs like AMD’s Epyc processors do come with support for 4TB RAM sticks, but they’re not exactly readily available, particularly to the public.”
— by PC Gamer.
Mas qual será a quantidade de memória RAM ideal para os novos PC desktop? Apesar de estar considerando a possibilidade de usar 16 ou 32 GB, certamente vou adquirir apenas 8 GB (único módulo) e assim, gastar somente quando for realmente necessário adquirir mais. Inclusive, também darei preferência para a tecnologia DDR5, já que esta última oferece um barramento mais largo e melhor otimizado, para lidar com altos fluxos de dados. Por isso, sempre acompanho o desenvolvimento dos novos produtos a serem lançados no mercado.
Na conferência Hot Chips 33 deste ano, a Samsung revelou novas informações sobre as suas investidas em relação aos próximos módulos de memória DDR5, com destaque para as futuras memórias RAM de 512 GB. Através da utilização de técnicas de fabricação de chips, com espessuras menores e a redução do espaço nas lacunas das matrizes, ela será capaz de realizar o empilhamento de até 8 wafers em um único chip e assim, produzir módulos que ofereçam maior capacidade de armazenamento. Em um futuro não muito distante, será possível dispormos de máquinas com incríveis 1 TB de memória RAM, dependendo da quantidade de bancos de memória disponíveis nas placas-mãe.
Obviamente, estes novos módulos de memória RAM serão direcionados para o mercado de servidores e datacenters, os quais farão um melhor uso de toda esta quantidade. Os fabricantes de CPUs para servidores também já estão promovendo o suporte a até 4 TB de memória RAM em seus produtos, como é o caso da AMD com a sua linha Epyc (embora ainda não esteja disponível para o público). Porém, com a introdução das novas arquiteturas de processadores com suporte para as memórias DDR5 (como é o caso da Intel Alder-Lake), certamente veremos novas máquinas com capacidades generosas de memória RAM, mesmo não sendo de 512 GB!
E tem gente achando que 16 GB para os consoles seria suficiente… &;-D