Fallout 76: ruim ou mal compreendido?

Eis, um dos maiores fracassos da indústria dos games! Concebido para promover a experiência clássica da série pós-apocalíptica em um ambiente multiplayer, Fallout 76 falhou miseravelmente por excluir a interação com os NPCs e entregar um mundo sem graça e monótono, com missões repetitivas e deslocamentos excessivos. Isto sem falar em uma série de problemas técnicos como bugs, instabilidades, travamentos e outros eventos do gênero, que vieram juntos no pacote…

No entanto, terá sido também mal compreendido? Na época de seu lançamento, a idéia central do jogo era entregar uma ambientação solitária em um mundo vasto e perigoso, sem outros seres humanos para interagir. Com isso, a experiência de jogo seria baseada na sobrevivência neste novo mundo pós-apocalíptico, no qual os poucos seres humanos sobreviventes precisariam se virar sozinhos, buscando recursos para sobreviver e lutando contra as ameaças que surgem. Mas pelo visto, não foi muito bem aceita pela comunidade!

A questão é que a série se popularizou especialmente pelo seu lado RPG, com a exploração de diálogos com os NPCs e o fator karma associado. Sem isso, ela perde muito de sua essência original e este é justamente o grande problema de se lidar com fãs e entusiastas: a expectativa de que os novos lançamentos entreguem a mesma essência dos jogos anteriores. Então, qualquer mudança considerável na série (mesmo que entregue novas experiências interessantes), acaba sendo recebida com receio e desconfiança por parte destes jogadores.

Por outro lado, também considero interessante o fato de que se forem lançados muitos jogos mantendo a mesma base conceitual, os fãs e aficcionados também irão fazer as suas críticas! Não têm sido assim com as séries Assassin’s Creed e FarCry, onde muitos consideram “uma nova roupagem, com temática e roteiros diferente, para o mesmo jogo em essência”? Em suma: se modificações drásticas são feitas, os usuários torcem o nariz; mas, se são mantidas as bases conceituais, os usuário criticam por não haver inovações…

Ainda assim, irei jogar Fallout 76 (depois da DLC)! &;-D