… comparado com o SoC antecessor! Esta é a conclusão do Geekbench, uma poderosa ferramenta de benchmark bastante popular para os dispositivos móveis, permitindo mensurar o grau de performance e desempenho, que os novos SoCs podem oferecer. Por isto, todos os aparelhos recém-lançados em geral, acabam tendo as suas CPUs e GPUs avaliadas por esta ferramenta e os seus resultados, publicados nos principais veículos de informação…
“Twitter leaker Abhishek Yadav has stumbled upon what could be the Snapdragon 898’s first-ever showing on Geekbench. Interestingly enough, it seems to be running alongside a yet-to-be-announced Vivo smartphone of all devices. We usually see Qualcomm debut its high-end hardware alongside Xiaomi smartphones. Several reports have already prophesized that the upcoming Mi 12 series will be the first to run the Snapdragon 898. The listing also tells us that Qualcomm’s upcoming flagship SoC will be codenamed ‘Taro’.”
— by NotebookCheck.
Desta vez, entra em cena o novo SoC Qualcomm Snapdragon 898, que virá para substituir (isso mesmo) os “antigos” 888 e 888+, mesmo apesar destes últimos mal terem sido lançados! Por outro lado, vale notar que as informações referentes ao novo SoC (codinome “Taro”) não foram oficialmente divulgadas pela Qualcomm e sim, descobertas através de um vazamento publicado pelo “twiteiro” Abhishek Yadav. Inclusive, existem várias previsões em relação ao seu lançamento, o qual (acredita-se que) se dará através do novo smartphone Xiaomi Mi 12.
A principal diferença entre eles está no fato de que o SoC 898 (ou 895) utiliza o mais recente set de instruções ARMv9, que pode oferecer algo em torno de +20% de desempenho, se comparado com o SoC anterior que ainda é baseado no velho ARMv8. Porém, não é exatamente isto o que acontece na prática: os resultados do Geekbench apontaram índices de 720 e 1.919 em modos single e multi-core, que por sua vez são valores bem abaixo daqueles obtidos através dos SoCs anteriores. Mas ainda é cedo para saber (especialmente com base em vazamentos).
Acredita-se de que o dispositivo utilizado nos testes, era um protótipo designado como amostra de engenharia e que estava executando um firmware instável (que necessita de otimizações para entregar o máximo de performance), além de estar com o modo bateria ativado por padrão (o que reduz consideravelmente a performance geral do dispositivo, em prol da maior autonomia). Para variar, o núcleo principal (ARM Cortex-X2) estava rodando a 2.42 GHz, algo bem abaixo dos 3.09 que se espera dele!
Apesar de tudo, as expectativas são enormes em relação ao lançamento deste novo SoC. Porém, acredito mesmo é que ele não deverá ser disponibilizado tão cedo, pois aparentemente não faz sentido isto acontecer, em vista dos recentes lançamentos de smartphones com os SoCs 888 e 888+. Mas como estamos falando sobre uma classe de dispositivos a qual possui revisões de hardware todos os anos, pode ser que o SoC 898 já se encontre disponível no início do ano que vem. Até lá…
Se o novo Raspberry Pi vier pelo menos com o ARM Cortex-X1… &;-D