As casas inteligentes (smart houses) ainda não se popularizaram, devido a baixa adoção de padrões para a interoperabilidade pelos os diferentes fabricantes de eletrodomésticos, além da falta de produtos interessantes no mercado e o alto custo para a aquisição e instalação destes dispositivos. No entanto, alguns fabricantes badalados como o Google, a Apple e a Microsoft, já estão se movimentando há tempos, para criar novos padrões abertos e interoperáveis…
“Amazon.com Inc. is developing a bevy of new devices and services as it delves into additional markets, including a larger Echo with a wall-mountable screen, a TV sound bar, more advanced car technology and wearable gear. The tech giant is working on the initiatives at its Lab126 division, which created hit products like the original Echo and the Alexa voice assistant. The Seattle-based company is holding a launch event on Sept. 28 for new devices and services, and some of these product details could be announced at that time.”
— by Bloomberg.
A Amazon é um deles. Esta gigante do comércio eletrônico, já possui alguns produtos voltados para este segmento, como o Echo (hardware) e a Alexa (assistente virtual), mas agora pretende ampliar a sua linha de produtos, conforme noticiado em um vazamento. Estes, serão apresentados em um evento, programado para ocorrer no próximo dia 28/set (terça-feira). Em destaque, teremos um novo Echo, uma TV Sound Bar e um novo dispositivo com base em suas tecnologias de assistência virtual, voltado para o uso automotivo, entre outras novidades.
O Echo Wall (codinome Hoya) será uma variante do Echo tradicional, dotado de uma tela de 15″ e designado para ser pendurado na parede, embora também possa dispor de um suporte para ser posicionado em uma mesa. O dispositivo foi projetado para ser um painel de controle doméstico inteligente e através dele, poderemos ativar eletrodomésticos, sistemas de iluminação, ar-condicionado e fechaduras. Ele terá uma interface de usuário, que por sua vez irá dispor de vários recursos interessantes, como widgets para previsão do tempo, exibição de calendários e alarmes, além de servir também como um porta-retratos digital.
Já a TV Sound Bar (codinome Harmony) será designada para reproduzir sons pelo ambiente, oferecendo suporte tanto para as TVs smart, quanto para a própria linha de dispositivos Echo (alguns com câmeras e microfones, para suportar conferências). Também teremos uma segunda linha de dispositivos Echo Auto (codinome Marion), voltado para o uso automotivo e que será promovida em parceria com os fabricantes de automóveis. Por fim, sobrou até para os dispositivos vestíveis (wearables), os quais futuramente poderão contar com modelos voltados para criaças e idosos, com o objetivo de prover suporte para esta classe de usuários que por sua natureza, são mais vulneráveis.
Pena que o microfone para karaokê (Jackson) vai ficar de fora… &;-D