O Linux se tornou um sistema onipresente em vários segmentos do mercado de tecnologia. O principal deles é o de infraestrutura de telecomunicações, pois além de ser bastante utilizado na administração de servidores e em serviços de redes, ele também se tornou uma parte essencial para diferentes classes de hardware, que vão dos tradicionais equipamentos de redes (switches, routers, access-points, firewalls, etc) a até mesmo aqueles designados para a IoT…
“Linux Professional Institute (LPI) invites you to join us for an introduction to our new collaboration with Cisco Networking Academy and Network Development Group (NDG). As part of the collaboration, we increased exam discounts for students taking NDG Linux courses through the Networking Academy’s more than 11,000 member institutions worldwide. The webinar takes place on October 6, 2021 from 1:00PM – 2:00PM EDT. We look forward to hosting you and answering any questions.”
— by Linux Professional Institute.
Por isto, surgiram várias certificações Linux para qualificar profissionais neste sistema, com destaque para as Certificações LPI (LPIC). Elas são oferecidas pela Linux Professional Institute, uma organização sem fins lucrativos que promove e apóia o uso do Linux no âmbito profissional, através de uma linha completa de certificações. Estas têm como diferencial, o fato de serem neutras em relação a plataforma de software (não é direcionada para uma plataforma ou produto específico, tal como acontece com as certificações da Red Hat e SuSE), embora os seus tópicos cubram muitas das tecnologias integradas nas distribuições clássicas, como o Debian e o Red Hat. Para muitos, ela é a principal (senão a única) certificação de TI para Linux!
Em parceria com a Cisco Network Academy e a Network Development Group (NDG), a Linux Professional Institute estará promovendo um webinar, com o objetivo de esclarecer como se dá a relação com estas instituições e mostrar um retrato de como funcionam os programas da NDG e do Netacad. Além disso, ela também irá divulgar os cursos de Linux disponíveis, designados especialmente para os interessados em obter as certificações de base da LPI (Linux Essentials e LPI-1). Estarão “presentes”, os apresentadores Jorge Leiton (Netacad), Madjida Garcia (NDG) e Evan Leibovitch (LPI). A data do evento será no dia 6/out, a partir das 13h EDT (14h, conforme o fuso-horário de Brasília).
Profissionais de TI e áreas relacionadas, não há como “escapar”: o Software Livre se tornou um modelo de negócios atraente e vantajoso, para as empresas e corporações. E de quebra, o Linux se tornou um sistema universal “de facto”! A excessão dos ambientes desktops para usuários finais, ele é praticamente onipresente em todos os setores da TI e por isto, compreender o funcionamento deste sistema e saber realizar as tarefas e operações básicas, se tornou um requisito essencial para aqueles que desejam ter sucesso na carreira profissional. Por isto, registrem-se o quanto antes! 😉
Pois acreditem ou não, muita gente ainda “detesta” o Tux… &;-D