Há alguns anos, fui obrigado a adquirir um cartão de memória SD de alta qualidade (e caro), baseado no padrão SDHC (SD High Capacity). O motivo foi em vista do fato de ter adquirido uma câmera de categoria prosumer (a Canon PowerShot G12) e por ela capturar filmes em definição HD, suportar tecnologias como o HDR e salvar em formato RAW, exigia maiores taxas de leitura e gravação e os cartões SDs da época não atendiam a esses requisitos…
“ADATA Technology, a manufacturer of high-performance DRAM modules, NAND Flash products, mobile accessories, gaming products, electric power trains, and industrial solutions today announces the new ADATA Premier Extreme SDXC SD Express Card. Thanks to the latest SD 7.0 specification, which supports PCIe and NVMe, the Premier Extreme SDXC SD 7.0 Express Card delivers performance on par with SSDs, but in the ultra-portable form factor of an SD Card.”
— by TechPowerUp.
A Canon PowerShot G12 me serviu muito bem por um bom tempo, mas teve que ser aposentada devido a praticidade dos smartphones e a evolução de suas câmeras (embora já existissem naquela época, elas não entregavam a mesma qualidade fotográfica). Porém, a questão do armazenamento sempre foi algo que me deixou preocupado, pois embora os cartões SDs oferecessem mais capacidade, os recursos empregados para isto não garantem a sua durabilidade. Atualmente, estas mídias utilizam tecnologias QLC e PLC, além de técnicas de empilhamento 3D NAND, as quais possuem uma maior degradação em operações de gravação de dados.
A Adata lançou recentemente uma nova linha de cartões, chamada Premier Extreme SDXC SD Express Card, os quais se destacam por oferecer capacidades de armazenamento de 256 a 512 GB, além de ser capaz de realizar operações de leituras e escrita, com taxcas que vão a até 800 MB/seg! Isto se dá graças ao uso de um canal PCI-Express 3 e protocolo NVMe, tornando estas mídias até mesmo mais velozes que os tradicionais SSDs SATA (os quais são limitados a 600 MB/seg pelo barramento SATA). Apesar de ser dotada de tecnologias mais recentes, estas mídias também suporta dispositivos que operam sob o padrão UHS-I, porém a sua taxa de vazão de dados será reduzida para até 100 MB/seg.
Mas infelizmente, não há informações sobre a quantidade de gravação suportada, nem os valores relacionados a sua durabilidade ou outras informações do gênero, embora a empresa ofereça uma garantia vitalícia para esta linha de produtos, além de informar que eles suportam condições extremas de operação (choques, umidades, temperaturas, etc). Apesar disto, não recomendaria a sua utilização para tarefas as quais exijam a gravação frequente de dados (como a unidade de armazenamento de PCs ultra-compactos, já que muitos irão considerar esta possibilidade). Para filmagens e fotografias, ele está de bom tamanho!
E nem quero saber do preço… &;-D