… pelas futuras revisões do hardware! Embora ainda não tenha sido lançado, o futuro console Xbox X Series me deixou bastante surpreso no que concerne ao seu design. Na boa: que “m**** de torre” é aquela? Não vou questionar o aspecto estético, embora tenha achado o produto “feio pra c******” (pois como diz o ditado, “gosto não se discute”). Mas, em termos práticos…
De início, o espaço reservado para muitas estantes de TV são projetados para a altura de dispositivos com o formato padrão de reprodutores de mídia que conhecemos (vídeo-cassete, DVDs e Blu-ray), o que impossibilitará de colocar o dispositivo neste espaço. No máximo, poderemos rezar para que o equipamento possa encaixar deitado no vão em questão, ainda com o risco de ser colocado de “cabeça para baixo”. Afinal de contas, ele é um cubo (e muito mal projetado)!
E colocado em pé, eis outro agravante do projeto: o sistema de exaustão ficará no topo do dispositivo, que embora garanta uma melhor refrigeração do equipamento e minimize a reprodução de ruídos, ele trará como inconveniente o acúmulo de poeiras (já que ela obedecerá as leis da gravidade e certamente cairá em cima do console). Inclusive, já estou até prevendo a possibilidade de comercializarem capinhas protetoras…
Já conhecendo o histórico de revisões de projeto desta categoria de dispositivos, arrisco-me a prever a possibilidade das futuras revisões manter o aspecto mais quadrado do que torre. Certamente, os projetistas irão reduzir a altura do dispositivo e dotá-lo de sistema de refrigeração lateral. Com sorte, poderemos até rezar por uma versão mais compacta, com o formato parecido com os PCs Intel NUC (tal como previsto para o projeto Lockhart).
Pois uma coisa é certa: essa b**** aí não vou comprar… &;-D