Diferente dos demais fabricantes de smartphones, a Apple me encantou por ir na contramão das tendências do mercado e manter a resolução de “apenas” 12 megapixels, para as maravilhosas câmeras que equipam os seus tablets e smartphones. Se para muitos, contar com dispositivos que ofereçam maiores resoluções seria “melhor” em termos de qualidade, na prática acontece justamente o contrário: quanto maior a resolução, menor serão os pixels responsáveis pela captura de luz, para a geração de imagens de alta qualidade…
“Sony has today officially launched its latest smartphone under the Xperia branding – Sony Xperia Pro-I, which is targeted towards the content creators. The highlight is the camera technology, which is developed with the same advanced imaging technology from Sony’s mirrorless Alpha brand cameras, found in the RX100 VII camera. The newly announced Sony Xperia Pro-I is touted to be the world’s first smartphone to come with a 1.0-type sensor with phase detection. The device comes packed with a 1.0-type Exmor RS sensor with a 2.4µm pixel pitch for impressive low-light performance.” — by GizmoChina.
Mas pelo visto, o reinado das câmeras que equipam os gadges da Apple irá acabar: a Sony lançou recentemente o Xperia PRO-I, um smartphone voltado especialmente para criadores de conteúdos. O dispositivo se destaca por ser equipado com uma câmera que, apesar de (também) oferecer “apenas” 12 megapixels de resolução, integra um incrível sensor Exmor RS de 1″ e baseado nas mesmas tecnologias utilizadas nas câmeras de alta qualidade, como a série Alpha (sem espelhos) e a prosumer RX100 VII, além de contar com um pixel de 2,4µm! Para se ter uma idéia da magnitude deste sensor, os novos iPhones 13 da linha Pro são equipados com sensores que oferecem pixels com “apenas” 1,9µm!
Este sensor suporta gravação RAW de 12 bits, abertura dinâmica que vai de f/2.0 a f/4.0, além de ser dotado do chip BIONZ X, que por sua vez é dedicado para processamento de imagem. A sua câmera é dotada de três lentes, as quais foram aprimoradas com revestimento anti-reflexo ZEISS T* e um sensor 3D iToF para o cálculo de profundidade e melhor precisão do autofoco. A lente principal possui 24mm e tecnologia ZEISS Tessar Optics, para fornecer imagens de alta resolução com menos distorção de imagem periférica, além de nitidez e contrastes mais intensos. Já em relação as demais lentes, uma delas possui 16mm e abertura de f/2.2, para ser utilizada em fotos ultrawide. Por fim, há uma terceira lente de 50mm e abertura de f/2.4, para fotos teleobjetivas com ampliação de 2x.
Dentre as demais especificações do smartphone, destaca-se a sua tela OLED de 6.5″, que suporta uma definição de 4K e taxas de atualização a 120Hz. O dispositivo também é equipado com um SoC Qualcomm Snapdragon 888 e possui 12 GB de memória RAM. Quanto ao armazenamento, ele oferece 512 GB internos e um slot para cartões microSD, porém com a sua capacidade limitada para “apenas” 1 TB (as taxas de transferência nominal não foram citadas). Em relação ao suporte para as tecnologias de redes sem-fio, o aparelho vem preparado para operar com os padrões Wi-Fi 6 e 5G. E não precisam se preocupar com a autonomia e o tempo de carregamento, já que o aparelho possui uma bateria com 4500mAh e com suporte para tecnologia de carregamento rápido de 30W.
Mas infelizmente, por “apenas” US$ 1,800.00 não compro nem f*! &;-D