Antigamente, quando a Microsoft lançava um novo sistema operacional, muitos usuários aproveitavam a oportunidade para lançar a mão de vários recursos, para deixar o antigo sistema com a “cara e o jeitão” do novo! Na maioria das vezes, eram baixados launchers, packs e skins, para serem instalados no sistema; em outras, bastava apenas realizar apenas algumas mudanças sutis nos temas, nos ícones, nas caixas de diálogo e nos papéis de paredes…
“If you’re looking for a way to get just a taste of Windows 11 without taking the full dive, Microsoft has a way. Today Windows 10 Insiders have the ability to download and load the newest design for the Microsoft Store. It doesn’t appear exactly as you’d see it with Windows 11, but it’s close enough to get you ready to make that final leap. As of 1:32AM on October 27, 2021, Rudy Huyn made the new Microsoft Store release officially public. It was available for download shortly before then, but Huyn made the announcement at that time on Twitter. Rydy Huyn is the Principal Architect of the Microsoft Store.” — by SlashGear.
A Microsoft até então, não oferecia suporte para realizar estes tipos de customizações, embora permitisse justamente o contrário: podemos ajustar a aparência e o comportamento dos componentes do novo sistema, para que ele se tornasse similar ao do antigo sistema, tal como acontecia com a aparência do menu Iniciar, da Barra de Tarefas e dos temas adotadas para os seus elementos visuais. Mas agora, os participantes do programa Windows Insider poderão baixar e carregar o design mais recente para a Microsoft Store e a partir desta, poder curtir as novas experiências em termos de aparência e usabilidade!
Rudy Huyn (arquiteto principal da Microsoft Store) fez o anúncio em questão em sua conta do Twitter, além de disponibilizar um screenshot para que possamos apreciar a nova cara da interface do Microsoft, bem como apreciar também os novos recursos oferecidos pela loja. Em destaque, o suporte para os novos aplicativos Win32 e a capacidade de entregar filmes Disney+ vinculados a um determinado título à venda na plataforma. Embora esta atualização esteja disponível de imediato para os participantes do programa Insider, em breve ela também chegará aos demais usuários deste sistema em futuro momento.
Confesso que esperava mais. O novo Windows 11 gerou boas expectativas, por utilizar uma interface nova totalmente reformulada, com base no projeto da Fluent Design System. Esta por sua vez, foi desenvolvida inicialmente para o Windows 10 e por isto, poderia ser utilizada neste sistema sem maiores complicações. Mas como objetivo é alavancar a adoção do novo sistema, presumo que nem sequer teremos a opção de customizar o próprio Windows 11 para que ele possa se parecer com o sistema antigo, tal como fazíamos nas versões anteriores do Windows! Para se ter uma idéia, somente com uma alteração nas chaves de registro do Windows 11, é que poderemos resgatar o antigo Menu Iniciar do Windows 10.
A questão é quem seria doido para utilizar aquela m**** de menu… &;-D