… relação aos anteriores! Para muitos, isto pode ser visto como uma crítica pesada, em relação a falta de inovação para os smartphones. Mas para mim, isto significa que estes dispositivos alcançaram uma boa maturidade e por isto, a tendência é que as próximas versões apenas carreguem melhorias pequenas e pontuais. Isto não é algo ruim, muito pelo contrário: significa que um aparelho com 2 ou 3 anos pode ser considerado tão “moderno” quanto aqueles recém-lançados…
“A common criticism aimed at new versions of Apple’s iPhone is that the device doesn’t offer enough of an upgrade to warrant a purchase. Apple co-founder Steve Wozniak also shares that sentiment; the famed engineer and computer programmer expressed his view on the iPhone 13, which he believes is practically identical to the smartphone’s predecessors. The latest generation of iPhones launched in September and delivered several improvements compared to the iPhone 12, including increased battery life and the inevitable enhancements to the camera. However, Yahoo Finance notes, Wozniak doesn’t believe such upgrades provide much differentiation to previous models of the iPhone.”
— by TechSpot.
Segundo Wozniak, os novos iPhones são bem parecidos com modelos mais antigos, tornando difícil notar as diferenças pontuais entre eles! Além dos pequenos detalhes e das mínimas mudanças relacionadas ao hardware, o software também corrobora esta impressão, já que o sistema e as aplicações integradas são basicamente os mesmos, visto que a Apple mantém as atualizações para todas as linhas de dispositivos capazes de suportá-los (bem diferente de certos fabricantes que adotam a plataforma Android). No geral, o seu maior interesse está no fato de que o smartphone seja realmente bom “naquilo a que se propõe”…
Os novos iPhones 13 “destacam-se” por oferecerem um novo SoC Apple A15 Bionic, uma tela LCD com suporte a mais brilho e taxas de atualização (apenas para os modelos Pro), além da maior capacidade de armazenamento e da maior carga da bateria (o que resultou no aumento da espessura dos aparelhos). Por fim, as câmeras também receberam melhorias pontuais até interessantes, embora na prática fica difícil notar os ganhos em termos de qualidade, se compararmos as fotos tiradas pelos dois dispositivos sob as mesmas condições. Até mesmo o carregamento das baterias foi criticado, por continuar sendo mais lento, em comparação aos dos demais concorrentes!
Na minha opinião, a Apple (assim como os demais fabricantes) deveriam adotar um ciclo trienal de atualizações, no qual a cada três anos as suas linhas de produtos seriam totalmente reformuladas em termos de aparência e design, bem como teriam toda uma nova linha de acessórios compatíveis, de forma exclusiva. Dentro deste ciclo, estas linhas receberiam apenas melhorias pontuais internas, de forma anual. Assim, acredito que o usuário se sentiria mais confortável, ao saber que o seu recém-adquirido smartphone será mantido por um período maior. Para incentivá-lo a trocar por um modelo novo (dentro do mesmo ciclo), os fabricantes poderiam até promover o abatimento do preço, através da concessão do aparelho “antigo” !
E a natureza agradece… &;-D