Em 1993, tive o meu primeiro contato com um tradicional PC desktop. Na época, um velho amigo havia adquirido um computador “de mercado cinza”, dotado de um processador 486-DX2, com velocidade de 80 MHz e apenas 4 MB de memória RAM, além de um HD de 420 MB (se não me engano), um drive de disquete (3.1/2″, 1.44 MB) e um monitor monocromático de fósforo verde (que posteriormente foi trocado por um colorido da CompuServer). Apesar de não conhecer nada de informática (e quem conhecia na época), fiquei fascinado pelo equipamento…
“And it all started with a calculator. In 1969, Japanese manufacturer Nippon Calculating Machine Corp. approached Intel to design a set of integrated circuits for its engineering prototype calculator, the Busicom 141-PF. Original plans called for 12 custom chips, but Intel employees Marcian ‘Ted’ Hoff, Stan Mazor and Federico Faggin adapted the design into a set of four chips, including the 4004 central processing unit (CPU), which was officially unveiled in November 1971.”
— by Intel Newsroom.
Desde então, passei a me interessar pela área e acompanhar a sua evolução, tendo feito um curso de Informática Básica (PRODATA, 1994) e adquirido um PC desktop (jun/1996), além de acompanhar as revistas e jornais de informática que circulavam na época, com destaque para o Caderno de Informática do Jornal O Dia e o Informática Etc, do jornal O Globo. Por fim, no “século seguinte” (2003) é que passei a acessar regularmente a Internet, através do uso da conexão discada e somente durante as madrugadas e finais de semana, pois o pulso telefônico era cobrado. Bons tempos, eram aqueles! E se eu pudesse voltar no passado…
… optaria por voltar para o início dos anos 80! Alguns anos antes (1971), a Intel lançou aquele que seria o primeiro microprocessador a ser disponibilizado de forma comercial. Ele havia sido encomendado para atender a necessidade de uma empresa japonesa, para equipar um protótipo de calculadora de engenharia, o Busicon 141-PF. Nasceu então o Intel 4004, uma unidade central de processamento (ou simplesmente CPU) do “tamanho de uma unha” e que era dotada de um poder de processamento tal, que seria equiparável aos computadores da época que “enchiam salas inteiras”! Apesar do lançamento revolucionário, o começo foi algo um pouco lento, já que os próprios engenheiros da Intel levaram um bom tempo para saber como construir novos produtos, baseados em microprocessadores.
Mas foi a partir dos anos 80, com o surgimento do IBM PC e a necessidade de se dedicar a novos mercados, que a Intel se transformou em uma das maiores fabricantes de semicondutores do planeta: no coração deste revolucionário PC desktop, eis o Intel 8088! O microprocessador em questão foi escolhida pela IBM para equipar o seu computador pessoal, que diferente dos demais computadores na época, era dotado de uma arquitetura totalmente aberta e possibilitava o intercâmbio de diferentes peças e componentes. Assim, os custos relacionados a aquisição e manutenção caíram de forma drástica, sepultando os demais concorrentes na época.
Feliz aniversário, Intel 4004!… &;-D