Minha opinião: não. Embora tenham evoluído consideravelmente durante os anos, as câmeras de smartphones até conseguem atender bem as necessidades da grande maioria dos usuários, já que eles não possuem grandes exigências em relação a qualidade geral da imagem. A grande verdade é que, se os usuários “antenados” em geral mal entendem de tecnologia, quanto mais saberiam sobre fotografia! Sem contar que o grande motivo disto não está apenas no tamanho diminuto do sensor ou na qualidade das lentes, mas sim da tecnologia empregada em sua construção: o CMOS (complementary metal-oxide semiconductor)…
“Smartphone cameras have come a long way in the last five years, with multiple rear cameras, night modes, periscope cameras, and improved processing all coming together to make for impressive photography platforms. All of these technological advancements are great, but what ultimately matters is what you think. So do you think your smartphone takes great photos or does it take bad snaps? You can give us your answer by voting in the poll below.”
— by Android Autority.
O portal Android Authority publicou uma interessante enquete, questionando aos seus leitores o que eles acham da qualidade das fotos tiradas por seus smartphones. No geral, a grande maioria respondeu que sim, apesar da enquete oferecer 3 opções de votação positiva (excelente, boas e razoáveis), em oposição a uma única opção negativa (ruim). Quase 50% (até o momento em que fiz uma apuração parcial dos resultados) votou em excelente, ao passo que 27% votou em boas e 21% em razoáveis, totalizando 95% de votos positivos. Apenas 5% dos participantes votaram em ruim! Eis, as possibilidades: estes últimos realmente entendem de fotografia ou os seus smartphones possuem câmeras bem limitadas! 😉
Brincadeiras à parte, a sugestão não levou em consideração as situações específicas, como retratos, zooms, pouca luz ou instantâneos, bastando apenas a impressão geral por parte dos seus leitores. Inclusive, os vídeos sequer foram considerados (na minha opinião, neste campo os smartphones conseguem melhores resultados do que na fotografia). Por fim, eles também contribuíram com algumas reflexões positivas na seção de comentários do portal. Até mesmo o autor da matéria relatou as suas impressões iniciais em relação ao seu dispositivo (da marca Huawei), que com o passar do tempo foi perdendo credibilidade, já que a sua câmera possui tendência de esmagar tons de preto e a reprodução inconsistente de cores entre as lentes, se torna mais aparente.
Voltando ao assunto, os smartphones e tablets utilizam câmeras baseadas em sensores CMOS, os quais são bem mais compactos, produzem menos calor e consomem menos energia, por disporem de menos componentes eletrônicos em sua construção. No entanto, a qualidade de captura dos sensores CCD é bem maior, em vista da sua eficiência na captura da luz e da grande área fotossensível do pixel, gerando também menos ruídos, distorções e aberrações cromáticas. No entanto, os sensores CMOS não ficam muito atrás dos sensores CCD em relação a qualidade, sendo “bons o suficiente” e o mesmo tempo, entregando uma relação de custo vs benefício quase imbatível! Por isto, os sensores CMOS estão sendo mais usados que os sensores CCD em dispositivos eletrônicos de tamanho reduzido e que necessitam de bateria, deixando os sensores CCD apenas para aplicações especiais.
Apesar de tudo, ainda prefiro as câmeras compactas de qualidade… &;-D