Em uma época em que atributos como leveza, compactez e portabilidade ditavam as dimensões diminutas dos smartphones da época, qualquer coisa acima de 4″ era considerada “grande e desajeitada”: bons smartphones deveriam ser operados por apenas uma mão e dispositivos maiores impossibilitavam esta regra. No entanto, a Dell surpreendeu o mundo ao anunciar o Dell Streak 5…
Dispondo de uma generosa tela de 5″ e com configurações medianas para a época (800x480p, CPU ARM-Cortex Snapdragon de 1 GHz, 512 MB de RAM, 2 GB de armazenamento, câmera de 5 megapixels, Wifi e 3G), o smartphone da Dell foi o precursor de uma era na qual os dispositivos foram ganhando telas maiores, com a finalidade de reproduzir conteúdos multimídia. Até mesmo uma categoria para estes dispositivos foi criada: fablets (junção de tablet + smartphones).
Apesar de não ter conquistado o seu espaço no mercado dos smartphones (especialmente em vista das suas configurações defasadas, se comparado aos demais dispositivos disponíveis no mercado), o Dell Streak inovou ao mostrar ao mercado que é possível dispor de equipamentos maiores sem sacrificar a usabilidade. Inclusive, a própria Samsung seguiu a tendência, anunciando posteriormente o Galaxy Notes, dispondo de especificações superiores e corrigindo as limitações do bom e velho Dell Streak.
Atualmente, são pouquíssimos os bons smartphones com telas menores que 5″ e os modelos atuais geralmente são direcionados para o mercado de baixo custo, com especificações geralmente limitadas. As únicas excessões são alguns lançamentos não tão antigos da própria Apple (pois o próprio Steve Jobs torcia o nariz para dispositivos com telas maiores) e a Sony, que chegou a lançar versões compactas dos smartphones da série Z, mantendo as mesmas especificações técnicas.
Pelo visto, terei que recorrer aos features fones… &;-D