Nem sempre “mais é mais”. Embora os “números enormes” apresentados nas especificações de produtos eletrônicos nos deixe “empolgados”, na prática eles nem sempre eles garantem uma melhor experiência final para os seus usuários. Equipamentos com CPUs de tantos GHz, armazenamentos de tantos GBs e inúmeras portas & conexões, além da adição de um monte de tecnologias e recursos, são bastante comuns em suas especificações, os quais acabam se tornando o fator preponderante para a sua compra (exceto talvez pelos preços)…
“Samsung Electronics today announced new models in its monitor lineup that exemplify its leadership within the sector. The versatile new lineup delivers beautiful picture quality and intuitive features that give consumers more choice when selecting a monitor that fits their exact needs. The 2022 monitor portfolio brings out the best experiences while working, gaming or watching content at home. Samsung’s latest monitors include features for high-performance gaming as well as smart and pro-level elements…”
— by Samsung Newsroom.
Isto também vale para os monitores de vídeos! Até hoje, gostaria de entender as motivações que levam um usuário leigo a adquirir um monitor de 22″, apenas para executar atividades como navegar na Internet, redigir documentos, ler e-mails e outras do gênero. Idem para os gamers, que utilizam a plataforma PC desktop: muitos adotam monitores com resolução de 4K e taxa de quadros altíssimas, mas nem sequer conseguem distingui-los de modelos mais simples, com resolução Full-HD e apenas 60 FPS! Apesar disso, alguns bons equipamentos aparecem no mercado e dada as suas especificações técnicas, não dá para simplesmente ignorá-los: eis os novos monitores apresentados pela Samsung para o portfólio de 2022!
O Odyssey Neo G8 (32″) oferece suporte para a resolução 4K, taxa de atualização de 240 FPS, tempo de resposta de 1 ms, curvatura de 1000R, brilho de pico de 2000 nit e relação de contraste de 1.000.000:1, voltado para jogadores de PCs que desejam um equipamento mais sofisticado. Já o Smart Monitor M8 (32″) se destaca por oferecer uma tela com apenas 11.4mm, equipada com uma câmera de vídeo-conferência magnética móvel (SlimFit), além de 99% de gama de cores sRGB, ao mesmo tempo que suporta 1,07 bilhão de cores, com brilho de 400 nit! Por fim, o Samsung S8 (27″ e 32″) é voltado para profissionais de criação e design, por oferecer uma ampla gama de cores ricas e matizadas de até 98% (DCI-P3), com suporte a uma tela de anti-reflexão (matte display).
Obviamente, estes equipamentos são direcionados para classes de usuários especiais e, apesar da Samsung não ter divulgado os valores de referência para a venda, eles certamente irão custar bem mais do que os tradicionais monitores que conhecemos. Para mim (um modesto usuário), um simples monitor de 15″ e dotado de resolução HD, atende perfeitamente as minhas necessidades! Mas infelizmente, os fabricantes em geral não oferecem modelos mais interessantes, para aqueles que não gostam de telas grandes (como eu). Se eu pudesse designar as especificações para o meu hipotético “monitor perfeito”, ele adotaria um formato de 3:2 e teria a resolução de 1920×1280, além de algumas qualidades extras (alto contraste e o baixa latência)!
Por isto, tenho que me virar um um PCTop da vida… &;-D