A franquia Assassin’s Creed teve inúmeros jogos, os quais foram evoluindo bem ao longo dos anos, a ponto de muitos apontarem os mais recentes como os “melhores” que os anteriores! No entanto, nenhum deles teve um personagem tão charmoso e carismático, como Ezio Auditore de Firenze (ou simplesmente “Ézio Pula-Telhado”)! Inclusive, ele é o único personagem que protagoniza três títulos da franquia, os quais também se tornaram consagrados, pelo fato de muitos jogadores o considerarem os melhores jogos da série…
“Ubisoft has announced Assassin’s Creed: The Ezio Collection for Switch, launching on 17th February. An age-gated launch trailer can be viewed on YouTube highlighting the release. This long-rumoured collection will include the acclaimed Assassin’s Creed II, the excellent Assassin’s Creed Brotherhood, and Assassin’s Creed Revelations, plus Assassin’s Creed Lineage and Assassin’s Creed Embers, two short films featuring Ezio.”
— by Nintendo Life.
Por isto, a recompilação da trilogia para a oitava geração de consoles (Xbox One e PlayStation 4) também teve muito sucesso, embora inicialmente tenha apresentado alguns bugs e glitches visuais, bem como falhas na reprodução de áudio. Porém, na época em que foi (re)lançado, o Switch ainda não havia sido lançado e mesmo com o sucesso posterior do console portátil da Nintendo, ele foi o único que não recebeu uma edição especial desta consagrada trilogia!
Não mais: a Ubisoft anunciou o iminente lançamento da trilogia para o Nintendo Switch, no qual não só irá entregar os três jogos da série (II, Brotherhood e Revelation) e todos os DLCs lançados até então, como também terá uma série de ajustes pontuais exclusivas para o console portátil, com o objetivo de entregar uma melhor usabilidade (Touchscreen), maior autonomia (Modo Portátil) e maior interatividade (HD Rumble), entre outras melhorias! Por fim, o lançamento também trará dois filmes curtos (Assassin’s Creed: Lineage e Embers), tendo Ezio Auditore como protagonista.
Infelizmente, a edição física terá apenas uma cópia do Assassin’s Creed II. Já para obter as demais, o usuário irá receber um código digital, que o possibilitará acessar a loja oficial do console e adicionar os jogos em sua conta, podendo baixá-los logo em seguida ou depois, de acordo com as suas preferências. Embora a fonte da notícia não deixa claro por qual motivo os três jogos não sejam incluídos na mídia, acredito que isto se deve em relação a limitada capacidade de armazenamento dos cartuchos utilizados pelo console: apenas 32 GB.
Joguei toda a trilogia duas vezes, sendo uma vez através do console Xbox 360 e outra através do Xbox One (via retro-compatibilidade, desta vez com todos os DLCs inclusos). Mas confesso que até certo ponto me arrependi de não ter adquirido a remasterização para o Xbox One, pois além dela ter caído bastante de preço tempos depois, a experiência foi bastante afetada em vista dos gráficos defasados. O meu antigo Xbox One S suportava a retro-compatibilidade, mas não promovia nenhuma melhoria gráfica, em vista do seu hardware limitado.
E talvez um dia, quem sabe eu vá jogá-los mais uma vez… &;-D