AMD Radeon RX 6500 XT: eis, uma placa de vídeo bem interessante!

Há alguns meses, publiquei uma coluna ponderando a real necessidade da utilização de placas de vídeo com suporte para 16 canais PCI-Express (ou vias), bem como um artigo sobre o design dos PCs desktops, onde slots de apenas 8 vias já seriam mais do que suficientes, para atender os requisitos de hardware. O que eu não esperava, é que alguns fabricantes levassem este conceito além, produzindo uma placa de vídeo que conta com apenas 4 canais PCI-Express 4.0!

Eis, as placas de vídeo Radeon RX 6500 XT e RX 6400, ambas lançadas pela AMD! Elas são dotadas de uma GPU Navi 24, com litografia de 6nm e baseada na arquitetura RDNA 2.0 (a mesma utilizada nos consoles Xbox Series e PlayStation 5), além de possuírem apenas 4 GB de memória GDDR6, acessíveis através de um barramento de apenas 64 bits (no entanto, os módulos de memória transferem a 16 e 14 GB/s, respectivamente). Elas também se diferenciam pela quantidade de de Unidades Computacionais (com 16 e 12 CUs, respectivamente) e seus núcleos (com 1.024 e 768, respectivamente), com uma diferença de 25% entre elas.

Este seria apenas mais um lançamento como outro qualquer, a não ser por um mero detalhe: uma RX 6500 possui apenas 4 trilhas para os canais PCI-Express 4.0, o que limita a capacidade de vazão de dados para “apenas” 8 GB/s! Como se trata de uma placa de vídeo de entrada, acredita-se que mesmo com esta limitada vazão de dados, ela seja suficiente para rodar os jogos normalmente, já que estes rodarão no máximo a Full-HD e com qualidade gráfica entre baixa a média. E o mais incrível é que a RX 6400 possui especificações técnicas mais modestas e no entanto, não há nenhuma menção em relação a redução do número de canais!

O detalhe em questão, foi descoberto através da análise de uma das fotografias da placa AMD Radeon RX 6500 XT Phantom Gaming D 4GB OC, a qual será produzida pela Asus (que nome comprido para uma placa de entrada). Nela, podemos observar as 4 trilhas de cobre, as quais interligam a conexão PCI-Express com a GPU da placa. Ainda não sabemos se a redução dos canais foi uma opção do fabricante da placa ou o resultado do projeto de design do modelo de referência. Seja como for, só saberemos mais a frente, quando os demais fabricantes produzirem as suas unidades gráficas. Inclusive, pode ser que o modelo mais modesto (Radeon RX 6400) também tenha apenas as 4 trilhas para os canais PCI-Express 4.0.

Apesar destes 4 canais PCI-Express 4.0 oferecerem banda de tráfego suficiente para darem conta do recado, este cenário se tornará mais preocupante, caso estas placas forem utilizadas em sistemas dotados de placas-mãe mais antigas, se estas últimas tiverem slots PCI-Express 3.0. Neste caso, o fator retro-compatibilidade entrará em cena e a placa de vídeo irá trabalhar com a metade da capacidade de transferência suportada, com apenas 4 GB/s! Ainda assim, só teremos uma real noção do impacto quando as primeiras análises forem publicadas, comparando o desempenho da mesma placa em hardwares diferentes.

No geral, ainda assim acredito que a diferença de performance não será das maiores, mesmo que os canais se tornem um gargalo do subsistema gráfico. Inclusive, quando o novo padrão PCI-Express 5.0 chegar ao mercado, a quantidade de canais já não será mais um fator tão preponderante: desde o PCI-Express 3.0, a diferença de performance entre as placas de vídeo é pequena, independente de estar utilizando slots com 8 ou 16 canais. Inclusive, alguns vídeos publicados no Youtube comprovam isto, exibindo placas de alto desempenho rodando jogos “no talo”, com a utilização de canais de 8x e 16x, seja com o PCI-Express 3.0 ou 4.0.

E as especificações técnicas do PCI-Express 6.0 já estão aí… &;-D