Embora não seja muito fã de redes sociais, o LinkedIn conquistou um lugar especial no meu coração, em vista do seu foco, design e especialização, para o estabelecimento de contatos profissionais! Graças a ele, tive a oportunidade de interagir com os mais variados profissionais do mercado, bem como pude conhecer mais a fundo, as principais empresas de Tecnologia do mercado. Por isto, sempre acompanho as novidades e inovações trazidas por esta maravilhosa rede social, embora nem todas tenham alcançado o sucesso desejado…
“We have heard from our members in developing markets that our full version app and mobile web experience now better serve their needs. This is why we’ve made the decision to remove LinkedIn Lite from Android app stores on 27th January, 2022 and the Lite app will be deactivated on 15th March, 2022. Over the next few weeks, we will focus on helping our members make a smooth transition to our full version app or mobile web experience, whichever best suits their needs.”
— by LinkedIn Official Blog.
Uma delas foi o aplicativo móvel LinkedIn Lite, o qual foi lançado em 2017 e voltado para o público emergente, os quais em geral possuem apenas smartphones de baixa performance, além de sofrerem com serviços de acesso móvel de baixa qualidade! O LinkedIn Lite foi um app bem otimizado e que rodava muito bem em smartphones básicos que já fui dono (geralmente com o sistema Android), pois em geral utilizava-o para estar atualizado em relação as novidades publicadas em sua página principal. Mas infelizmente, o app será desativado em breve!
Esta decisão foi tomada pelo LinkedIn, em vista dos avanços das tecnologias de telefonia móvel para o acesso a Internet (leia-se 4G), além da grande popularização do app oficial (o qual é bem mais completo e funcional), em comparação com a versão Lite. De lá para cá, o LinkedIn também realizou bons investimentos na sua plataforma, para torná-la mais leve e acessível de forma geral. Resumindo: a versão Lite acabou não mostrando mais para que veio e por isto, se tornou perfeitamente dispensável para os usuários desta maravilhosa rede social…
O Linkedin Lite será removido das lojas de aplicativos Android em 27/jan e posteriormente, será será desativado em 15/março. Por isto, a empresa também informou que se concentrará em ajudar seus membros a fazer um transição suave para o app oficial, além de promover uma melhor experiência na web móvel, seja lá o que melhor se adequar às suas necessidades. Este último aspecto é algo bem interessante, pois apesar de utilizá-lo em meu iPhone SE, o acesso através de sua página oficial têm sido bem mais confortável e produtivo.
Inclusive, ele até se tornou uma das minhas páginas iniciais no Firefox! &;-D