Quando as informações sobre o Fallout 76 vazaram na Internet, boa parte dos especialistas se mostrou preocupada com a sua recepção no dia do seu lançamento, dado o seu foco exclusivamente multiplayer. No entanto, os ânimos dos mais aficionados foram acalmaram, após a liberação da versão beta do jogo (que foi bem elogiada, apesar de alguns bugs previsíveis). Ainda assim, havia a expectativa de uma grande frustração assim que fosse disponibilizado…
E não deu outra! Reclamações diversas de jogadores em fóruns, críticas duras em reviews de sites especializados e um monte de devoluções e reembolsos nas lojas. Poderia ter sido pior para a reputação de uma franquia consagrada como esta série? Não sei dizer (mas posso especular bastante sobre o assunto). Mas depois de um duro golpe como este, a Bethesda certamente vai reavaliar muitos outros projetos futuros da mesma categoria.
O que muitos (ainda) não se deram conta é que os softwares são produções “vivas” e que graças ao processo de melhorias contínuas e atualizações, podem ser corrigidos e melhorados! Por exemplo, já tivemos jogos que tiveram problemas no seu lançamento e se tornaram excelentes produções (como Assassin’s Creed: Unity e No Man Sky) e até mesmo títulos consagrados (como The Witcher 3). E assim certamente não será diferente com Fallout!
Apesar das grandes mudanças em seu estilo de jogo, como a remoção dos NPCs e seus diálogos, a customização da VATS e a necessidade maior de gerenciar o estado de saúde do personagem, o Fallout ainda mantém a mesma pegada que os jogos anteriores e as mudanças em si vieram com o objetivo de adequar o jogo ao modo multiplayer, o que é bem diferente quando tais inovações são feitas apenas por uma questão de marketing. Em poucas palavras, elas precisam apenas de um bom polimento para funcionarem bem.
Por isso, acredito em uma bela virada de jogo do Fallout, a partir do momento em que ele estiver mais redondinho e ajustado ao perfil dos jogadores. Vai ser até engraçado ler notícias sobre aqueles críticos mais exaltados tendo que se redimir pelas suas críticas e até mesmo vê-los readquirir o jogo novamente. Vou mais além: as expansões também irão gerar um impacto positivo na franquia, tornando o jogo não só interessante, mas moldável ao gosto do usuário.
Ainda assim, continuo com saudades do Dogmeat… &;-D