A Cisco Networking Academy promove a TI e a inclusão digital…

… no Dia Mundial da Justiça Social das Nações Unidas! Através de uma recente publicação em seu blog (e um ebook à parte), a Cisco declara que a Netacad se alinha com as aspirações desta data especial, para “para superar a exclusão digital, fornecer oportunidades de trabalho decente e proteger o trabalho e os direitos humanos na era moderna das tecnologias digitais”, através do seu programa especial de educação tecnológica Cisco Network Academy (conhecido popularmente como Netacad)…

“At Cisco, our purpose is to Power an Inclusive Future for All. While technology drives overall economic expansion, digital connectivity more specifically determines access to economic and social opportunity. Connectivity is critical to creating a society and economy in which every person can participate and thrive. In addressing these issues, Cisco Networking Academy aligns with the aspirations of the United Nations World Day of Social Justice, celebrated annually on February 20…”

— by Cisco Blogs.

Em seu blog corporativo, ela destaca que o Netacad “impactou a vida de mais de 15 milhões de alunos em todo o mundo, oferecendo oportunidades na vanguarda da TI para pessoas de todas as origens”, nestes seus +25 anos de existência! E se não bastassem tais números, ela também ressalta que 3 milhões destes alunos foram cadastrados apenas no ano passado, além de dobrar o número cumulativo de alunos participantes do programa, nestes últimos 6 anos. Tudo isto só foi possível, graças ao estabelecimento de um amplo ecossistema, no qual parceiros educacionais, governamentais e sem fins lucrativos, tiveram grandes papeis em todo o processo!

Irônicamente, o Brasil não foi citado, o que a primeira vista me deixou um pouco perplexo. No entanto, isto deve ter se dado ao fato de que os estudantes contemplados, não se encontrarem em situações de vulnerabilidade, se comparados com as iniciativas citadas pela matéria em questão. No Brasil, a Cisco patrocina um programa especial voltado para a CiberEducação, o qual tem como objetivo preparar uma nova geração de profissionais especializados em Segurança Cibernética, oferecendo para eles excelentes cursos como o CyberOps Associate e o Network Security. Ambos, hospedados na plataforma Netacad. 😉

Pessoalmente, sou um grande fã desta plataforma e por isto, tenho muito orgulho por ter me tornado um instrutor oficial (pela academia SENAC Rio). Também torço muito para que ela se torne mais popular (do que já é), para os estudantes de TI em geral, em vista da excelente qualidade das ferramentas diponíveis na plataforma, bem como os vastos conteúdos didáticos e as bem elaboradas atividades práticas, as quais são designadas para funcionar em um software simulador de redes espetacular: o Cisco Packet Tracer! Tão bom, que por algum tempo fui até “obrigado” a manter uma partição com o Windows pré-instalado, já que até então, os seus binários para Linux não funcionavam bem no Debian.

Uma pena que (ainda) não há um curso de cabeamento estruturado… &;-D