… para o meu futuro PC desktop? Há tempos, venho analisando o mercado de jogos e provavelmente irei decidir por mudar de plataforma, caso o design e as especificações técnicas dos consoles Xbox e PlayStation não me satisfaçam. E sabendo que a GPU é um subsistema de extrema importância para a performance geral da máquina, muitos certamente deverei escolher a nVidia ou a AMD/ATI. Até então, pretendia optar pela GeForce ao invés da Radeon. Mas…
É que durante toda a minha vida como usuário de PC desktop, tive algumas placas gráficas da ATI (antes mesmo da AMD realizar a aquisição da companhia), mas até então, nunca havia adquirido alguma placa da nVidia (a GeForce FX 5200 não conta, pois não a comprei e a peguei emprestada apenas como quebra galho até comprar uma nova GPU). Embora ofereciam menor poder computacional (na época), as Radeon tinham um melhor equilíbrio de cores e palhetas mais suaves (aqueles que já jogaram em 16 bits, sabem muito bem do que estou falando).
Porém, com o surgimento da Intel no ramo e o excelente suporte dos drivers livres para sistemas Linux, estou seriamente considerando a possibilidade de escolhê-lha, ao invés da nVidia! Além do mais, os seus IGPs apresentam um desempenho relativamente bom, tendo as mais recentes geração um poder de cálculo tão bom, quanto as APUs utilizadas no Xbox One Original (sei que muitos irão dizer que este console é fraco, mas a comparação ainda é justa). Então, imaginem o avanço dos novos IGPs daqui a uns 2/3 anos? Eis, uma possibilidade!
Isto SE eu mudar de plataforma, pois caso contrário estas opiniões não valerão nada! Embora o design do console Xbox Series X não tenha me agradado e a incógnita do que será o futuro PlayStation 5, ainda assim aguardo o lançamento destas plataformas para decidir futuramente. Inclusive, posso até adiar a definição, pois em geral as revisões de consoles geralmente apresentam um projeto de hardware mais atraente e também não vou me desfazer do console atual tão cedo!
E por fim, ainda há a expectativa do Xbox LockHart! &;-D