… prover suporte para sistemas Linux, no âmbito industrial. Para aqueles que não a conhecem, a Linutronix é uma das principais prestadoras de serviços, para aqueles que necessitam de suporte para sistemas embarcados, que utilizam o kernel Linux com ênfase em aplicações de tempo real. Inclusive, este é um dos principais aspectos que o próprio kernel-rt precisa evoluir, especialmente nestes tempos de Internet das Coisas (IoT)…
“Linutronix is comprised of a team of highly qualified and motivated employees with a wealth of experience and involvement in the ongoing development of Linux. Led by CEO Heinz Egger and CTO Thomas Gleixner, Linutronix is the architect of PREEMPT_RT (Real Time) and the leading technology provider for industrial Linux. Gleixner has been the principal maintainer of x86 architecture in the Linux kernel since 2008.”
— by Intel Blogs.
Juntamente com a aquisição da empresa, a Intel também terá a sua disposição, um grande time de profissionais especializados em sistemas Unix/Linux, com destaque para o desenvolvedor Thomas Gleixner, o qual há +10 anos faz parte do seleto grupo dos contribuidores para o kernel Linux, trabalhando em melhorias e correções para o kernel. Para se ter uma idéia da importância do seu trabalho, ele foi um dos responsáveis pelos patches designados para mitigar os problemas de segurança das CPUs x86, além de manter os patches PREEMPT_RT voltados para tornar o Linux um sistema em tempo real “de verdade”!
Na visão da Intel, “o software é um setor de crescimento” no qual ela acredita “que um ecossistema de software bem-sucedido precisa estar aberto para prosperar”. Conforme as suas definições, “estar aberto é a base sobre a qual podemos permitir a escolha de nossos parceiros e promover a confiança”, citando a importância da Linutronix pelo fato dela compartilhar “desta crença” e “o profundo compromisso da Intel em avançar no ecossistema de código aberto para o Linux”. Por isto, esta aquisição é vista como algo bastante positivo para a comunidade do Software Livre e o Código Aberto, em um contexto geral.
O aspecto mais interessante neste contexto é que a Intel já desenvolve e mantém uma distribuição Linux para o uso em nuvem, sendo uma opção modular, gerenciável e customizável, com suporte para as tecnologias essenciais como a virtualização e containers: o Clear Linux! Por isto, não será nenhuma novidade se porventura os esforços destes profissionais se voltarem para prover melhorias para este sistema, além de extender os seus recursos e funcionalidades, para atender a novos mercados. Por fim, vale lembrar que a empresa continuará funcionando de forma independente, apesar de fazer parte da Intel.
E mais um motivo para continuar comprando hardware da Intel… &;-D