… através de um novo subsistema designado para suportar tanto os novos padrões do mercado, como o Wi-Fi 7 e o Bluetooth 5.3: eis, o FastConnect 7800! Esta solução será integrada nos mais recentes SoCs da companhia, com o objetivo de entregar até 5,8 Gbps de pico nas conexões de redes sem-fio, ao mesmo tempo em que sustenta uma latência menor que 2 milissegundos. Para se ter uma idéia do ganho de performance, a solução anterior (FastConnect 6900) entregava “apenas” 3,6 Gbps de transferência, com uma latência de até 3 milissegundos…
“Qualcomm Technologies, Inc., today (28/fev) announced the world’s most advanced Wi-Fi + Bluetooth connectivity system in the industry: FastConnect 7800. This advanced client connectivity solution marries the power of high-speed, ultra-low latency Wi-Fi with the latest Wi-Fi 7 specification and deploys an array of Bluetooth audio advancements that raise the bar on consumer expectations for sound quality. FastConnect 7800 leads the industry with the introduction of High Band Simultaneous (HBS) Multi-Link technology – the premium capability for Wi-Fi 7 networks that unlocks the vast potential of multiple 5GHz and 6GHz connections to deliver the highest throughput and lowest sustained latency, while reserving high-traffic 2.4GHz spectrum for Bluetooth and lower-bandwidth Wi-Fi.”
— by Qualcomm Press Note.
Os novos dispositivos equipados com este novo subsistema, terão suporte para uma série de tecnologias novas provenientes do novo padrão de rede sem-fio Wi-Fi 7, como a modulação 4K QAM, o suporte para o uso de múltiplos links (4 fluxos simultâneos) e agregação de canais (até 320 MHz), para entregar alta performance nas faixas de 5 e 6 GHz. Além disso, ele também irá reservar a faixa de 2.4 GHz para as velocidades mais lentas do padrão, possibilitando também a utilização de conexões baseadas no novo padrão Bluetooth 5.3. Este por sua vez, será designado para entregar até 2 fluxos simultâneos para prover conexões de áudio melhores, ao mesmo tempo em que possibilita uma economia de energia na faixa de 30 a 50%.
Ops, estamos falando do Wi-Fi 7? Exatamente! Quando vi a matéria em questão, confesso que não acreditei no que estava lendo: estamos falando de um padrão que sequer foi lançado! Segundo a Wikipedia, a versão final de suas especificações é esperada para o início de 2024, apesar do rascunho inicial estar bem encaminhado para ser publicado ainda este mês. No entanto, a Qualcomm já está trabalhando para trazê-lo ainda na segunda metade deste ano (2022), sob a forma de um subsistema a ser integrado em seus poderosos SoCs Snapdragon 8 Gen “X”. Isto me fez lembrar de uma época em que muitos roteadores domésticos prometiam o suporte para o padrão Wi-Fi N “draft”, o qual nem sempre funcionava como deveria…
Seja como for, vai ser interessante acompanhar a evolução dos novos padrões de redes sem-fio, especialmente estes dois últimos: o Wi-Fi 6/6E e o futuro Wi-Fi 7! Diferente das gerações anteriores, eles se destacam não só por oferecer maiores taxas de transferência e menores latências, mas também por possibilitar um maior número de conexões simultâneas, graças a utilização do sistema de modulação OFDMA e o suporte para múltiplos usuários através da tecnologia MU-MIMO. Imaginem escritórios inteiros com vários equipamentos que fazem o uso da rede, mas por não a utilizarem de forma intensiva, poderiam ser perfeitamente atendidas por soluções baseada em conexões sem-fio, ao invés do tradicional sistema de cabeamento estruturado?
Ou talvez, eu esteja “viajando na maionese”… &;-D