Albert Einstein foi um dos maiores nomes da Física Moderna e dentre as suas principais obras, está a Teoria da Relatividade Geral, a qual descrevem as leis que regem o Universo, a que também nos possibilitou grandes avanços na Ciência & Tecnologia. Embora seja uma teoria majestosa e única, por incrível que pareça o seu autor não foi agraciado com o Prêmio Nobel de Física, em vista do seu posicionamento político e social em relação ao mundo naquela época, além de pequenos detalhes relacionados a natureza de suas descobertas…
“Today we are honored to launch an immersive Minecraft learning experience at the Nobel Peace Center in Oslo, Norway. The Active Citizen project educates young people about Nobel Peace Prize laureates past and present and fosters an understanding of the skills needed to drive positive change in the world. Active Citizen is now available for millions of learners around the world in Minecraft: Education Edition, a special version of Minecraft designed for use in educational settings.”
— by The Official Microsoft Blog.
Por isto, confesso que não tenho muita afinidade em relação a premiação em questão, já que ela também passou a ser questionada não só pelos critérios que definem os ganhadores, mas também pelo fato de que muitos outros (especialmente as mulheres) não a conquistaram, embora merecessem. Mesmo assim, muitos destes ganhadores foram grandes personalidades em suas áreas de atuação e por isto, a própria Microsoft resolveu homenagear estes grandes nomes que conquistaram o prêmio, através do Projeto Cidadão Ativo! Ele é basicamente uma experiência imersiva com base no jogo Minecraft: Education Edition, feito para entregar recursos WEB e interativos, com o objetivo de promover o desenvolvimento educacional para os estudantes na faixa etária entre 8 a 16 anos.
A finalidade do jogo é “promover a compreensão das habilidades necessárias, para impulsionar as mudanças positivas no mundo”. Ao utilizarem o Minecraft e acessarem o mundo do Cidadão Ativo, eles são transportados para o Centro Nobel da Paz em Oslo, para encontrar nada mais nada menos que Alfred Nobel, um grande inventor de sua época e que deixou a maior parte de sua fortuna, para estabelecer o sistema de premiação que conhecemos como o Prêmio Nobel. A partir daí, eles também encontrarão outros grandes vencedores desta premiação, para aprender sobre a suas histórias e os desafios que foram superados. Ao final do jogo, é solicitado aos estudantes que identifiquem uma causa local que seja significativa para eles e a partir dela, criem uma versão única do Minecraft que represente sua visão de paz.
Este projeto também contou com parcerias importantes para a sua construção, como a Games for Changes (uma organização sem fins lucrativos, que promove a capacitação de criadores de jogos e inovadores sociais, para gerar impacto no mundo real por meio de jogos e mídia imersiva) e a Nobel Peace Center (um museu que promove exposições, eventos, tours e conteúdos digitais, sobre o Prêmio Nobel da Paz). Segundo a publicação da Microsoft, uma demonstração gratuíta do projeto estará disponível ainda este mês, além da disponibilidade de outros materiais didáticos no portal Nobel Peace Center.
E para aqueles não possuem afinidade pelo Minecraft: só lamento… &;-D