Sou apaixonado por Redes de Computadores, assim como um admirador dos produtos e soluções desenvolvidos por empresas renomadas como Cisco e Furukawa; por isso, se tornar um profissional certificado por ambas é uma grande honra (tenho um CCNA e três Furukawas)! E além disso, também sou um instrutor da Cisco Network Academy (Netacad) pelo SENAC Rio. Obviamente, não irei parar por aqui…
Há tempos (mais precisamente desde 2016) venho mantendo os meus estudos atualizados para tirar uma certificação CCNP ou até mesmo CCIE; porém, fui obrigado diversas vezes a adiar este projeto, devido a uma série de fatores e eventos (tanto na vida profissional, quanto na pessoal). Mas, assim que houve a reformulação total do portfólio de certificações, pensei: “dessa vez vai, o CCNP não vai escapar ano que vem (2020)”!
Pelo visto, também não vai ser dessa vez. E a “culpa” disso tudo está justamente na concepção de novas abordagens de administração de redes, como a SDN (Rede Definida por Software) e a IBN (Redes Baseadas em Intenção), as quais não só trazem um grande conjunto de tecnologias e serviços, como também mudam de forma drástica, a maneira a qual pensamos sobre as redes de computadores.
Em suma: está sendo um grande desafio absorver os novos conteúdos em um período tão curto e certamente, precisarei de mais horas de estudos e meditação sobre o assunto! Por isto, deverei me limitar a renovar as minhas certificações atuais neste ano (pois além da CCNA, também tenho a CompTIA A+ vencendo no mesmo período) e replanejar os estudos atuais para obter o CCNP… ano que vem!
Por fim, pelo software ser o protagonista desta nova era da infraestrutura, considero até mesmo a possibilidade de me dedicar um pouco mais a parte de programação e adquirir o material didático do exame de especialização ENAUTO (Automating Cisco Enterprise Solutions), embora não esteja muito inclinado em obter esta especialização (a ENARSI tem mais a “minha cara”).
E por fora, ainda temos a IoT (Internet das Coisas). &;-D