Apple lança novas linhas de aparelhos eletrônicos em um evento…

… especial: o Peak Performance! apresentado anteontem (8/mar) por Tim Cook (o atual líder da empresa), dentre os maiores destaques deste evento foram os lançamentos das novas edições dos produtos já consagrados da empresa, como o iPhone SE 3, o iPad Air 5, o Mac Studio e o Studio Display, além de algumas pequenas atualizações de outros produtos já lançados. Já em relação as inovações tecnológicas feitas pela empresa, o grande destaque também foi para o SoC Apple M1 Ultra…

“Apple is providing a live video stream on its website, on YouTube, and in the company’s TV app across its platforms. We will also be updating this article with live blog coverage and issuing Twitter updates through our @MacRumorsLive account as the keynote unfolds. Highlights from the event and separate news stories regarding today’s announcements will go out through our @MacRumors account.”

— by MacRumors.

A apresentação durou aproximadamente 1 hora e o smartphone iPhone SE 3 foi o primeiro da fila. Apesar de manter a mesma carcaça da edição anterior (que por sua vez foi “aproveitada” da linha de dispositivos mais antigas), o novo smartphone terá o SoC Apple Bionic A15 (o mesmo utilizado na atual série iPhone 13), além de suportar a tecnologia de redes móveis de 5a. geração (5G). Quanto a estes últimos, também foram lançadas edições com base nas cores verdes, sendo uma mais escura (dark) e outra mais clara (alpine).

A seguir, foi a vez do novo tablet iPad Air 5, que diferente das versões anteriores, este será equipado com o poderoso SoC Apple M1 (o mesmo dos novos Mac Mini e iPad Pro), além de ser dotado de uma câmera ultra-wide de 12 MP. Obviamente, o suporte para as redes móveis de 5a. geração (5G) estará presente, bem como para as canetas Apple Pencil de 2a. geração. Por fim, o novo tablet será comercializado com capacidade de armazenamento variando entre 64 a 256 GB, além da disponibilidade de até 5 cores diferentes, com valores a partir de US$ 599.

Depois, foi a vez da workstation Mac Studio, a qual traz como novidade a integração de um novo SoC (o qual foi apresentado anteriormente): o Apple M1 Ultra! Este por sua vez, é basicamente a junção de dois SoCs M1 Max, o que certamente irá dobrar o poder de processamento oferecido por eles, além da banda de tráfego das memórias RAM integradas: 800 GB/s! Para se ter uma idéia da dimensão deste novo chip, ele terá nada menos que 114 bilhões de transistores, além de 20 núcleos de alta performance, 4 núcleos de alta eficiência, GPUs com 64 núcleos no total e 32 núcleos neurais. Um monstro!

Por fim, o monitor Apple Studio foi o último produto a ser apresentado antes do encerramento do evento. Dentre as suas especificações técnicas, destaca-se a tela de 27″, a resolução de 5K, a câmera de 12 MP ultra-wide embutida, os 6 auto-falantes com suporte ao Spatial Audio, além de outros pequenos detalhes adicionais. Uma pena que (a excessão do iPhone SE 3), os valores dos seus produtos são altos demais para a nossa realidade. Embora futuramente venha a comprar um novo iPhone, este certamente será uma versão mais antiga do seu catálogo.

Pois entre o novo iPhone SE 3 e o “antigo” iPhone 12 Mini… &;-D