Cisco IPD Week: o que rolou na última apresentação do evento?

A cada 3 meses, a Cisco promove um evento online chamado IPD Week, o qual traz uma série de novidades referentes aos cursos e recursos oferecidos pela plataforma Cisco Network Academy (Netacad). Dentre os assuntos comentados, estão a disponibilizade (e atualização) dos novos cursos oferecidos pela plataforma, atualização do simulador de redes Packet Tracer (8.1.1), a promoção do programa Cisco CiberEducação Brasil e os recursos audio-visuais disponibilizados para os instrutores, entre outros assuntos de menor importância…

De todas novidades apresentadas, a mais interessante delas foi a promoção de sua nova plataforma de aprendizado: a Skills For All! Diferente do Netacad, ela tem o objetivo de ser uma porta de entrada para os novos estudantes, interessados em uma carreira profissional de TI. Em geral, os cursos oferecidos por ela são introdutórios e individualizado (self-paced), além de serem independentes de academias (instituições de ensino vinculadas). Os estudantes poderão cursá-los por conta própria, acessando o material online e ao final do curso, eles também receberão um certificado de conclusão e um distintivo (badge).

A partir do momento em que eles desejarem se aprofundar mais na carreira, eles poderão seguir a trilha oferecida pela plataforma Skills For All e mais à frente, dar continuidade através das ofertas disponíveis na plataforma Netacad, que por sua vez se concentrarão em cursos de níveis intermediários a avançados, os quais em geral são presenciais, além de exigirem a matrícula em uma instituição de ensino vinculada (como o SENAC Rio). Dentre os cursos oferecidos, está o Formação Cisco CCNA, o qual é considerado o principal oferecido pela Netacad e que durante anos, foi o carro-chefe da plataforma de ensino!

Por fim, as mulheres também não foram esquecidas! A Cisco (através do IPD Week) também a proveitou a oportunidade, para promover a Girls in ICT Day, um evento que tem como objetivo a inclusão das mulheres nas carreiras de TI. Por ser uma área de ciências exatas e que o gênero masculino ainda é majoritário, a inclusão de um número maior de mulheres não só possibilitaria atender a crescente demanda por profissionais qualificados, como também trariam grandes transformações neste ambiente: desde a gestão, passando pelas metodologias de trabalho e por fim, nas relações pessoais entre os profissionais de ambos os gêneros!

Uma pena que tivemos uma série de problemas ocasionados pela pandemia do COVID-19, que por sua vez acarretou na necessidade de isolamento social durante meses e por isto, afetou bastante as atividades de ensino em geral (até mesmo o remoto). Mas por outro lado, a disponibilidade de tempo foi maior e por isto, consegui realizar alguns cursos (na própria academia) para o meu aperfeiçoamento técnico, com destaque para os treinamentos voltados para a segurança, como o CyberOps e o Network Security. E no momento, estou levando uma surra aprendendo a escrever códigos, com base na linguagem de programação Python

Neste ritmo, terei feito mais cursos (na plataforma) do que ter dado aulas… &;-D