Intel lança uma nova linha de unidades gráficas para portáteis!

Ao lançar a 10a. geração de processadores Core para dispositivos móveis, a Intel impressionou a mídia especializada, por integrar IGPs capazes de executar jogos modernos, embora sejam limitados pela resolução gráfica e qualidade de imagem. Baseados na arquitetura Intel Iris Xe, estas novas unidades oferecem recursos importantes para a atual geração de jogos, bem como o suporte para as recentes APIs DirectX e Vulkan. No entanto, ainda faltam algumas tecnologias…

“It’s a big day for Intel, as the Silicon Valley computing legend has been on an over 4 year journey, or odyssey as they called it in the early days, to deliver its first discrete consumer graphics processor to market in decades. Though Intel had a couple of very short-lived forays in discrete graphics years ago, today marks a firm, heavily-resourced entrance into the market, taking on what some may consider a duopoly of chief rivals NVIDIA and AMD.”

— by Forbes.

Por exemplo, estes IGPs não suportam tecnologias voltadas para a iluminação em tempo real como o Ray-Tracing, além das tecnologias de resolução dinâmica como o DLSS (nVidia), o FSR (AMD) e nem mesmo o XeSS (desenvolvido pela própria Intel)! Apesar de entregarem um salto consideravel em termos de performance & desempenho (se comparados com os antigos Intel HD Graphics), eles ainda não são páreos para as soluções oferecidas pela nVidia e AMD, especialmente esta última em relação a sua arquitetura RDNA 2. Por isto, existe uma grande expectativa em relação aos futuros lançamentos da Intel, para este segmento de unidades gráficas!

Durante esta semana, a empresa lançou uma nova linha de unidades gráficas integradas (SoCs) para os dispositivos portáteis: a Intel Arc A Series! Esta por sua vez, será composta por 3 famílias de GPUs, as quais serão conhecidas pelas siglas Intel Arc 3, 5 e 7 (tal como acontece com as CPUs Intel Core). Obviamente, a série Intel Arc 3 representa as versões menos potentes e mais econômicas, com uma solução Intel Xe-HPG dotada de até 8 núcleos gráficos + 8 unidades de rastreamento de raios (RTX). Já para o Intel Arc 5, a relação de núcleos + unidades RTX será de 16/16. Por fim, o Intel Arc 7, esta mesma relação será de 32/32, entregando assim uma grande performance gráfica!

Estas novas soluções irão suportar memórias RAM baseadas na tecnologia GDDR6 (e não na LPDDR4, como acontece com os IGPs Intel Iris Xe), além das velocidades de clock, da largura de banda e o consumo de energia, serem dimensionados de acordo com as categorias das soluções integradas. No momento, apenas os SoCs de entrada (Intel Arc 3) estão sendo lançados oficialmente; já os demais, estes deverão aparecer ainda este ano. Por fim, vale lembrar que a comparação entre os IGPs Intel Iris Xe e as novas soluções não procede, já que os primeiros são unidades mais simples e integrados no mesmo encapsulamento das CPUs, ao passo que os novos SoCs Intel Arc são soluções gráficas independentes. Um IGP Intel Iris Xe de 96 EUs oferecerá menos performance, se comparado com a solução Intel Arc mais simples!

Ainda assim, tenho dúvidas se ambas irão rodar Crisis remasterizado… &;-D