Memórias DDR4 ou DDR5? Diferente das gerações anteriores, as novas memórias baseadas no padrão DDR5 apresentam algumas particularidades muito interessantes, como a utilização de dois canais simultâneos (de 32 bits), a maior quantidade de tráfego de rajada (16 bytes) e o suporte para a correção de erros (ECC on-die), além das habituais otimizações para diminuir o consumo de energia. Mas infelizmente, o fator custo também será preponderante, já que estas memórias certamente serão comercializadas a valores mais altos…
“Sabrent Rocket 8 GB, 16 GB, and 32 GB DDR4 SO-DIMM 3200 MHz Memory Module for laptop, Ultrabook, and mini-PC. Expand your horizons with Sabrent Rocket DDR4 memory. Your favorite SSD company wants to make sure the rest of your system feels responsive, too. We provide affordable, high-capacity DRAM options to make sure you never feel left behind. Our passion for memory matches your desire to exceed the limits of your imagination. Our design is tight and cool, making sure never to get in the way of your dreams.”
— by TechPowerUp.
Por isto, também levo em consideração a adoção de plataformas (um pouco) mais antigas em uma futura aquisição, desde que estas não venham tão defasadas em termos tecnológicos e ofereçam uma excelente relação custo vs benefício. Estas em geral, utilizam as tradicionais memórias DDR4 e por isto, também pretendo escolher a dedo, os melhores módulos disponíveis no mercado! Apesar de ser fã da Kingston e sua linha de produtos “BBB” (bons, bonitos e baratos), não deixo de acompanhar os lançamentos de outros fabricantes. Um deles, é a Sabrent…
Apesar de não ser tão badaladas quanto as demais marcas tradicionais, a Sabrent é mais uma empresa (americana) a lutar pelo seu espaço neste mercado concorrido e para isto, dispõe de uma linha de produtos diversificadas, como módulos de memória, armazenamento SSD e outros dispositivos do gênero. Ela anunciou a sua nova linha de kits de memórias SODIMM DDR4 Rocket, com módulos que trabalham na frequência de 3200 MHz e bons tempos de latência (CL22), além de contar com capacidades que variam de 8 a 32 GB. Segundo a Sabrent, estes módulos são voltados para notebooks, ultra-portáteis e PCs compactos.
O que me chamou a atenção (mesmo), foi o seu sistema de resfriamento!
Diferente dos demais fabricantes, a Sabrent utiliza uma solução passiva que se destaca por ser mais fina e discreta, baseada em um dissipador de calor de cobre que resfria os chips de memória nos dois lados. Segundo a empresa, este design irá garantir uma refrigeração mais uniforme e eficiente, possibilitando que a memória funcione de forma estável e dentro da temperatura ideal. Por se tratar de uma solução passiva, tenho as minhas dúvidas em relação a sua real eficiência , já que os dispositivos ultra-compactos em geral, possuem sistema de refrigeração limitados.
Seja como for, porquê não apostar nestas novas marcas? &;-D