Após os 40 anos, não é preciso dizer que “a idade bate” e com ela, uma série de mudanças em nosso organismo: o metabolismo desacelera e ganhamos alguns quilinhos extras, os fios de cabelos caem (para alguns), a visão começa a mostrar sinais de cansaço, as articulações já não são as mesmas e por aí vai. Para aqueles que trabalham muito tempo sentados e executam tarefas repetitivas, certamente estarão sujeitos a problemas de coluna e lesões por esforços repetitivos (LER). Então, o que fazer para amenizar estes problemas?
“While they may not be the first choice for many gamers, a vertically positioned ergonomic mouse like the new Logitech Lift Vertical Ergonomic mouse can make all the difference for people experiencing troubles. Plus, this is one of the most affordable ergonomic mice we’ve seen, and comes in a few colours, making it that little bit extra accessible. The vertical hold is a pretty classic look for ergonomic mice, as it has people’s wrists sit on a more natural angle.”
— by PC Gamer.
Já mesmo a partir dos 30, havia iniciado algumas mudanças importantes, como utilizar cadeiras ergonômicas, fazer pausas frequentes e utilizar periféricos que promovam um maior conforto. Por isto, não abro mão de dispositivos de qualidade, como o meu novo teclado mecânico, que por sua vez melhorou muito as minhas experiências relacionadas à digitação. Porém, ainda falta um bom mouse para acompanhá-lo e apesar de ser bem atendido por um simples modelo da Logitech, venho estudando alternativas para substituí-lo. Até cheguei a considerar o uso de um mouse gamer ou de um touchpad USB, mas nenhuma das opções disponíveis me agradaram. O que não esperava, é encontrar uma solução pela própria Logitech!
O Logitech Lift Vertical Ergonomic é um novo mouse sem-fio, dotado de um design que privilegia o seu uso “de pé”, através de uma sustentação vertical. Apesar de não ser o primeiro mouse da categoria, ele se destaca por ser menor, mais leve e barato, se tornando uma excelente opção para aqueles usuários que possuem mãos pequenas ou média. Segundo a empresa, os mouses verticais são excelentes opções em termos ergonométricos, já que eles possibilitam manter o posicionamento dos pulsos de forma mais natural e assim, evitam (ou atenuam) os problemas relacionados ao LER. Em contrapartida, alguns recursos também não estarão disponíveis, por se tratar de um modelo mais acessível: “apenas” US$ 69,00!
Inicialmente, estes mouses são voltados para o uso em escritórios, não sendo recomendado para jogos eletrônicos, dada a sua limitada precisão (pois tirando o formato alternativo, eles ainda são simples mouses para o uso geral). Porém, se os jogadores de RPGs e FPS estiverem sentindo um certo desconforto após longas sessões, certamente valerá à pena passar por um processo de adaptação! Inclusive, este novo mouse possui dois botões programáveis e o clássico botão de rolagem, os quais podem ser bastante úteis para determinados jogos, dependendo do seu estilo de jogo e as mecânicas promovidas pelos títulos em execução.
Gostei muito do “bichim”! O duro vai ser tirar 69 dólares do bolso… &;-D