Há algum tempo, adquiri o jogo Borderlands 3 em uma promoção na plataforma Xbox, a qual oferece alguns jogos com belos descontos para assinantes do serviço Xbox Live Gold. Não me lembre qual foi o valor pago, lembro-me de ter ficado bastante contente não só pelo fato de saber que adquiri um excelente título, como também por ter estado bastante satisfeito com os jogos anteriores e que inclusive, também foram adquiridos através de outra promoção da própria plataforma…
“Epic’s mystery freebie has been revealed, and it’s a doozy. Borderlands 3 was the hyped-up EGS game for May and for good reason: It might be among the top games the storefront has given out gratis. Let’s also not forget the game made EGS $14 million in one day. The main goal of this freebie is long-term monetization. Borderlands 3 will soon be 3 years old so the sales are trailing off, and Tiny Tina’s Wonderlands is also out now (this game has done so well it surprised Take-Two.”
— by TweakTown.
O que eu não esperava, é descobrir que o título em questão está “de grátis” na Epic Games Store, bastando apenas ter uma conta pré-cadastrada para baixá-lo sem maiores problemas! Embora esta loja seja conhecida por oferecer bons títulos (gratuitos) por semana, a disponibilidade do Borderlands 3 se tornou um evento especial, em virtude de uma série de particularidades. Para começar, este foi um título com excelentes vendas no mercado, chegando a faturar US$ 14 milhões em apenas um único dia. Em geral, os jogos menos populares e/ou pouco vendidos, são o candidados “ideais” para serem disponibilizados desta forma.
Outro motivo citado, está em relação a monetização a longo prazo, pois ele já foi lançado há +3 anos e as vendas diminuem com o passar do tempo. Pelo fato deste jogo possuir compras internas e suportar microtransações, a disponibilização de forma gratuita tende a aumentar a ocorrência destas vendas. Um belo exemplo a ser citado foi o próprio GTA V (Rockstar), o qual teve bons números de vendas graças as compras internas e microtransações. Por fim, o objetivo da Gearbox é manter o fluxo de receitas consistentes para ajudá-la a se preparar para os futuros lançamentos, como o futuro Borderlands 4 ou até mesmo uma nova IP!
Por causa destas promoções, estou começando a crer que “apostei no cavalo errado” ao preferir continuar na plataforma de consoles, ao invés de retornar para a plataforma PC! Apesar dos PCs desktops para jogos serem equipamentos bem mais caros que os consoles em geral (especialmente os modelos mais acessíveis, como o Xbox Series S), em geral a oferta de jogos são mais em conta, compensando estes gastos iniciais caso fosse adquirir muitos títulos. Por outro lado, também já estava ciente de que não teria muito tempo de sobra para curtir estes jogos, dada as minhas ocupações. Eis o motivo pelo qual, acabei preferindo os consoles.
Corram, porque é por tempo limitado! Senão… &;-D