Se existe algo que não consigo entender neste mercado, é essa terrível tendência dos PCs voltados para jogos (e aplicações pesadas) serem grandes e desajeitados! Porquê não lançar equipamentos que sejam dotados de gabinentes relativamente compactos, ao mesmo tempo que possuam um bom projeto de refrigeração e de quebra, sejam bonitos e práticos de montar? Se eles oferecerem novas linhas de produtos com estas particularidades (especialmente se tiverem uma boa relação de custos vs benefícios), garanto que eles alcançarão um enorme sucesso…
“Compact PC and barebones specialist Minisforum has launched a graphically beefed-up version of its HX90 mini PC. The new Minisforum HX90G builds on the AMD Ryzen 9 5900HX of its predecessor by adding a discrete Radeon RX 6650M GPU to the motherboard. Unfortunately, Minisforum has yet to publish an HX90G product page, so all the specs we have come courtesy of the Dutch tech site Tweakers. As such, take them with a grain of salt until we have official confirmation.”
— by Tom’s Hardware.
Por isto, tenho observado a MinisForum com uma atenção especial, pois há tempos ela vem lançando PCs desktops dotados de gabinetes compactos bem interessantes! Graças a um vazamento, em breve teremos mais um novo integrante na família: o MinisForum HX90G! Dotado de um gabinete de 2,8 litros, ele terá +25% de espaço que o antigo HX90, além de ser dotado da (mesma) CPU AMD Ryzen 5900HX (arquitetura Zen 3, 8 núcleos / 16 threads, clock de 3.3 GHz, litografia de 7nm e TDP de 45 Watts), porém acompanhado de uma GPU discreta AMD Radeon 6650M (arquitetura RDNA2, 28 Computer Units, clock de 2.2 GHz, 8 GB de memória GDDR6, barramento de 128 bits e TDP de até 120W).
Por serem utilizados componentes voltados para portáteis, este PC compacto terá uma fonte que fornecerá “apenas” 260 Watts (pois além da CPU e da GPU, também terá que alimentar a placa-mãe e os demais componentes e periféricos), bem como um sistema de refrigeração mais reforçado para atender a demanda destes componentes. Por fim, o novo produto também irá oferecer suporte para componentes como as memórias RAM DDR4-3200 (2 módulos), um slot M.2 2280 para SSDs NVMe, 5 portas USB (3x 3.2, 1x 3.1 e 1x USB-C), 4 saídas de vídeo (2 HDMI e 2 DisplayPort) e uma porta Ethernet (provavelmente Gigabit).
Não sabemos qual será o preço de lançamento para este produto, mas acredita-se que ele não deverá custar menos que US$ 649.00, já que este foi o valor inicial do modelo mais antigo. Inclusive, este último custa “apenas” US$ 599,00 em sua versão “barebone” (sem memória RAM e sem armazenamento SSD), obrigado o usuário a adquirir os demais componentes de forma separada. Segundo a AMD, a sua unidade gráfica consegue rodar o jogo CyberPunk 2077 em sua definição máxima, na resolução Full-HD e a uma taxa de 60 FPS (embora sem Ray-Tracing). Por isso, acredito que ele deva dar conta dos jogos modernos, sem maiores dificuldades.
Será que vale à pena? Pois um Xbox Series S custa menos da metade… &;-D