… ao mercado! Há tempos, estamos na expectativa do lançamento das novas placas de vídeo baseadas nas GPUs Intel Arc, as quais serão designadas para concorrer com os produtos oferecidos pela nVidia e AMD. Baseadas na arquitetura Xe HGP, as novas GPUs se mostraram promissoras tanto nas análises de suas especificações técnicas, quanto na execução de alguns benchmarks sintéticos, sem contar ainda as promessas referentes a comercialização por preços acessíveis. Mas na prática, só saberemos mesmo quando estas placas estiverem em nossas mãos…
“The day you’ve been waiting for is here… assuming that what you’ve been waiting for is a discrete graphics card not made by AMD or Nvidia, and the place you’ve been waiting for it is China. As previously promised, Intel is launching its Arc desktop GPU series with the lower-end model, the A380, exclusively in the Chinese market. As of this month the cards are being sent to manufacturing partners like Acer, Asus, Gigabyte, Gunnir, HP, and MSI, with expansion to end-users in China and beyond expected ‘during the summer”.”
— by PC World.
E este dia vai chegar em breve: a nova Intel Arc 380 já está sendo enviada para os seus parceiros (Acer, Asus, Gigabyte, Gunnir, HP e MSI), para ser fabricada e comercializada para os usuários finais. Mas infelizmente, tenho duas “tristes” notícias: 1) inicialmente, ela estará disponível apenas para o mercado chinês; 2) por se tratar de uma placa gráfica de entrada, as suas especificações não impressionam! Ao menos, elas terão um valor relativamente acessível, se comparada com as principais concorrentes do mercado.
A nova Intel Arc 380 “de referência” terá uma GPU rodando a 2 GHz, além de 8 núcleos gráficos Xe e será equipada com 6 GB de memória RAM. Em relação ao subsistema de memória RAM, a placa terá chips baseados na tecnologia GDDR6 (com taxa de transferência de 16 Gbps) além de utilizar um barramento de dados de 96 bits. O consumo médio estimado para esta placa será de 75 Watts e apesar de ser considerado um valor baixo para os padrões atuais, ela também virá com um conector para a alimentação externa de 8 pinos. Por fim, a placa será equipada com 4 saídas de vídeo (HDMI 2.1 e 2.0b; DisplayPort 2.0 e 1.4).
A Gunnir (fornecedora chinesa) já dispõe de um modelo customizado, feito para atender ao mercado local. Batizada de Proton, ela se difere da placa de referência por oferecer uma GPU com overclock de fábrica (2.45 GHz) e graças a este ligeiro aumento na frequência, irá consumir mais energia (92 Watts). Para a sua refrigeração, a Proton virá com duas ventoínhas para a dissipação térmica, além de adotar um design dual-slot. Por fim, ela também será dotada de três saídas de vídeo DisplayPort e uma HDMI. O preço a ser comercializado será de 1030 yuan, o que equivale a algo em torno de 153 dólares.
De fato, não é uma placa de vídeo expressiva e segundo as outras fontes que tive acesso, ela nem sequer será direcionada para o mercado de jogos e sim, para os produtores de conteúdos audio-visuais, já que dispõem de várias saídas de vídeo HDMI e DisplayPort, além delas terem a capacidade de gerar imagens a 4K e 8K respectivamente, bem como uma taxa de quadros a 60Hz. Mas como se trata da primeira investida da Intel, será interessante acompanhar a sua performance tanto em vendas, quanto em desempenho computacional.
Apesar das especificações modestas, ainda dá para rodar Crysis… &;-D